facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Julho de 2024
15 de Julho de 2024

17 de Maio de 2024, 07h:00 - A | A

GERAL / AGORA É REGRA

Deputados aprovam a obrigatoriedade de uniforme nas escolas estaduais de MT

Em fevereiro deste ano, alunos de uma escola de Cuiabá foram flagrados descartando peças do uniforme que havia sido entregue pelo Governo do Estado.

DO REPÓRTERMT



Em sessão ordinária realizada nessa quarta-feira (15), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em redação final, o Projeto de Lei 313/2024, do Poder Executivo, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de uniforme escolar nas unidades de ensino que compõem o sistema estadual de educação.  

Em fevereiro deste ano, alunos de uma escola de Cuiabá foram flagrados descartando peças do uniforme que havia sido entregue pelo Governo do Estado. O caso teve grande repercusão e levou o governador Mauro Mendes (União) a propor a ideia.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na justificativa, o governo de Mato Grosso argumenta que o objetivo é instituir a obrigatoriedade do uso correto do uniforme escolar em todas as 647 unidades da rede estadual de ensino. A partir de agora, todos os estudantes só poderão acessar as dependências da escola e participar de atividades curriculares e extracurriculares se estiverem devidamente uniformizados, com os itens entregues pelo governo do estado.

Um dos trechos do projeto afirma que é notório que o uso do uniforme escolar contribui para a promoção de valores imprescindíveis à formação escolar e cidadã dos estudantes, especialmente aqueles inerentes à igualdade, à disciplina, ao pertencimento social, ao foco no aprendizado, à segurança escolar e à preparação para a vida profissional, razão pela qual cabe ao poder público instituir instrumentos que viabilizem a concretização desses valores na rotina escolar.

Leia mais - Deputados aprovam uso obrigatório de uniforme nas escolas estaduais

Kit escolar

No início do ano letivo, a Seduc entregou um kit de uniforme para cada estudante com duas camisetas, duas bermudas, uma jaqueta moletom, uma calça moletom, dois pares de meias e um par de tênis.

Aos estudantes do ensino médio, além desses itens, também foram entregues uma calça jeans e dois pares de meias pretas. Os estudantes do Sistema Prisional receberam duas camisetas brancas.

Do kit uniforme, só não será exigido o uso obrigatório do tênis, que pode ser substituído por outro calçado fechado.

Para o ano letivo de 2024, o Estado investiu R$ 100 milhões na aquisição dos uniformes para todos os estudantes.

 

 

Comente esta notícia

Eliana 18/05/2024

Esses \"espertos\" sabem que é inconstitucional??? Destinaram era para contratação de agentes de pátio e ponteiros para as escolas? Porque coordenação não tem tempo nem obrigação de ficar em portão. Quem vai se responsabilizar pelos alunos que ficam nas ruas? ??

positivo
0
negativo
0

Cccc 17/05/2024

Acredito vendo. Pois vivenciei muitos B.Os de aluno ser barrado sem uniforme,ai vem o pai a mae fazer barraco. Ai tem a lei nenhuma crianca fora da sala de aula. Enfim o aluno wue poe as ordens. Focado em tantos direitos,so nao tem deveres.

positivo
1
negativo
0

2 comentários

1 de 1