facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Agosto de 2025
19 de Agosto de 2025

19 de Agosto de 2025, 11h:30 - A | A

GERAL / RIO TELES PIRES

Defeito em hidrelétrica faz prefeito suspender Festival de Praia; veja vídeo

Problema nos drenos da usina de Colíder fez a vazão de água ficar acima do normal; reservatório está sendo esvaziado.

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O prefeito de Paranaíta (a 839 km de Cuiabá), Osmar Mandacarú, anunciou, nessa segunda-feira (18), a suspensão do festival Fest Praia, que estava marcado para acontecer nos dias 29, 30 e 31 deste mês. O evento acontece anualmente às margens do Rio Teles Pires, mas, neste ano, a praia do município está alagada por conta de um problema apresentado em quatro dos 70 drenos que compõem o sistema da Usina Hidrelétrica (UHE) de Colíder (a 207 km de Paranaíta).

Com o defeito, a vazão de água da usina foi elevada e o reservatório encheu acima do normal. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme informado pelo prefeito, após a identificação do problema, a Eletrobras, empresa responsável pela UHE, informou aos prefeitos da região a necessidade de rebaixar o reservatório de água em 17 metros. Estão sendo esvaziados 54 centímetros por dia e o esvaziamento total deve durar 33 dias.

A usina hidrelétrica de Colíder vai ter que soltas suas águas. Vai baixar 17 metros, 54 centímetros por dia, nos próximos 33 dias”, disse Osmar Mandacarú nas redes sociais.

Por segurança da nossa população e porque também com o volume de água, desapareceu nossa praia. Não temos praia pra fazer o nosso Fest Praia, então está cancelado o evento dos dias 29, 30 e 31 de agosto”, completou.

Osmar Mandacarú recebeu a notícias após uma reunião realizada pelo diretor-presidente da Eletrobras e da Eletronorte, Antônio Pardauil, com prefeitos e representantes de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Cláudia. Na ocasião, Antônio explicou que a redução do nível do reservatório é uma medida de segurança, que permitirá fazer uma avaliação mais detalhada da estrutura.

Apesar da vazão de água acima do normal, a Eletrobras descartou qualquer risco de rompimento na barragem da usina.

Ainda nas redes sociais, Osmar Mandacarú pediu desculpas à população pela suspensão do evento e garantiu que a medida foi tomada pela segurança do público do Fest Praia.

Uma nova data para o evento ainda não foi informada. 

Veja o comunicado: 

 

Comente esta notícia