Cuiabá, 12 de Agosto de 2022
logo

14 de Dezembro de 2017, 15h:30 - A | A

GERAL / PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

CVV de Mato Grosso passa a ter serviço de ligação gratuito

O serviço inclui ligações feitas de telefones fixos e móveis de qualquer operadora, o 188 fica disponível para 112 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população nacional.

DA REDAÇÃO



Fruto de um convênio do CVV com o Ministério da Saúde, o 188, número telefônico sem custo de ligação para prevenção do suicídio, está disponível em 15 estados mais o Distrito Federal desde o dia 9 de dezembro.

Estão contemplados nessa fase de expansão os estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Distrito Federal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Com essa ampliação de abrangência, que inclui ligações feitas de telefones fixos e móveis de qualquer operadora, o 188 fica disponível para 112 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população nacional.

O serviço foi iniciado no Rio Grande do Sul em 2015 e teve a primeira expansão para oito estados em setembro deste ano. O CVV é uma ONG que atua há 55 anos gratuitamente na prevenção do suicídio, exclusivamente por meio de voluntários. A entidade oferece cursos de seleção e preparação de voluntários durante todo o ano em seus 80 postos de atendimento. Os interessados podem se inscrever pelo site: www.cvv.org.br .

A segunda expansão do serviço foi adiantada pelo CVV para conseguir atender a maior demanda histórica no final de ano. Normalmente o mês de dezembro tem 20% a mais de ligações ao CVV quando comparado com a média dos demais meses do ano, gerado por diversos fatores, como saudade, sensação de solidão e a pressão pela “obrigação de ser feliz” compartilhada na época de festas.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários pelo telefone 188 ou 141 (de acordo com a região), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br.

O CVV

-  Ano de fundação: 1962 - uma das ONGs mais antigas do país (55 anos)

-  70 postos de atendimento em 18 estados brasileiros mais o distrito federal

-  Atendimento 24 horas por dia, 365 dias por ano

- Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

- Mais de 1 milhão de atendimentos telefônicos por ano

- Mais de 2.200 voluntários

- Primeiro serviço do gênero a prestar atendimento via chat no mundo

- Associado ao Befrienders Worldwide (organização que congrega serviços congêneres no mundo)

- Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.

- Missão: Valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais plena e, consequentemente, prevenindo o suicídio.

- Visão: Uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária.

Valores:

Confiança na Tendência Construtiva da Natureza Humana

Trabalho Voluntário motivado pelo espírito samaritano, de acordo com a Proposta de Vida

Direção Centrada no Grupo

Aperfeiçoamento Contínuo

Comprometimento e Disciplina

Posto CVV Cuiabá

- O Posto Cuiabá presta este serviço há mais 25 anos e, em média, presta 400 atendimentos por mês via telefone 24horas.

- Oferece atendimento pessoal em seu endereço – Rua Comandante Costa, 296, Centro, Cuiabá-MT, todos os dias das 8h às 16h.

 

 

 

 

Comente esta notícia