facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Setembro de 2025
15 de Setembro de 2025

20 de Maio de 2016, 11h:40 - A | A

JUDICIÁRIO / ESPECIALISTA EM CORRUPÇÃO

Advogado dos famosos tenta, no STF, livrar Silval e filho da cadeia

Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, figura na lista dos 15 advogados mais poderosos do Brasil e tem em sua lista de clientes José e Roseana Sarney, o doleiro Alberto Youssef, a atriz Carolina Dieckman, entre outros.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



Após inúmeras tentativas de conseguir liberdade no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e depois no Superior Tribunal de Justiça (STF), o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e o filho dele, o médico Rodrigo Barbosa tentam no Supremo Tribunal Federal a revogação da prisão preventiva decretada pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Sétima Vara Criminal, que os mandou prender em decorrência da Operação Sodoma. O diferencial desta tentiva é que o habeas corpus foi apresentado por um dos mais caros e renomados advogados criminalistas do país, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

O criminalista impetrou o pedido de habeas corpus de Rodrigo Barbosa nesta quinta-feira (19), no Supremo Tribunal Federal.

Conhecido por defender difíceis causas como a do doleiro Alberto Youssef, investigado na operação Lava Jato, assim como políticos envolvidos em escândalos de corrupção como o  ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, o ex-presidente da República José Sarney e a filha dele, Roseana Sarney, ex-governadora do Maranhão, o criminalista impetrou o pedido de habeas corpus de Rodrigo Barbosa nesta quinta-feira (19), no Supremo Tribunal Federal. Já o processo de Silval foi impetrado no dia 28 de abril na Suprema Corte. Ambos os processos estão conclusos para o relator, o ministro Edson Fachin, aguardando decisão.

No ano passado Kakay representou o ex-governador quando este foi denunciado na Operação Ararath, da Polícia Federal, e também foi o responsável por conseguir a soltura da ex-primeira dama Roseli Barbosa, junto ao STF

No caso de Silval Barbosa, o processo já conta com o parecer da Procuradoria Geral da República, que se manifestou contrária a soltura do ex-governador, acusado de liderar uma organização criminosa durante sua gestão no Estado, entre 2011 e 2014, que cobrava propinas de empresários que mantinham contratos públicos e/ou recebiam incentivos fiscais por meio do Prodeic – Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial.

O esquema foi desmantelado pela Operação Sodoma, que já passou por quatro fases entre setembro de 2015 e abril deste ano e prendeu oito agentes políticos, entre Silval Barbosa e seus ex-secretários de Estado Pedro Nadaf, Marcel de Cursi, Sílvio César Corrêa, Francisco Gomes de Andrade, César Roberto Zílio, Pedro Elias Domingos, José de Jesus Nunes, além de Rodrigo Barbosa e da secretária da Fecomércio, Karla Cintra.

Silval Barbosa e o filho Rodrigo Barbosa estão presos no Centro de Custódia da Capital, desde o dia 17 de setembro e 25 de abril, respectivamente. Silval já conseguiu a revogação de prisões referentes à Operação Seven e à primeira fase da Operação Sodoma, restando o habeas corpus da terceira fase da Operação Sodoma para ficar livre. Rodrigo Barbosa está preso pela quarta fase da operação Sodoma, onde foi delatado pelo ex-secretário Pedro Elias de ser o “longa manus”, ou o braço direito do pai no esquema de corrupção, identificando novas vítimas para a prática de extorsão e até mesmo indicando pessoas para o governo de Silval. 

KAKAY E OS BARBOSA

Esta não é primeira vez que Kakay é contratado para defender a família Barbosa. No ano passado, ele representou o ex-governador quando este foi denunciado na Operação Ararath, da Polícia Federal, e também foi o responsável por conseguir a soltura da ex-primeira dama Roseli Barbosa, junto ao STF. ela havia sido presa no dia 20 de agosto de 2015, sob a acusação de desviar R$ 8 milhões do Lar das Crianças.

Juntos na cadeia, Silval Barbosa e o filho já “comemoraram” os aniversários de ambos e nesta sexta-feira (20) estão comemorando o nascimento do filho de Rodrigo.

 

Comente esta notícia

CELINA 20/05/2016

TOMARA QUE DESTE VEZ ELE NÃO TENHA EXITO, PORQUE TEMOS QUE ACABAR COM ESSA QUADRILHA.. MUITO ME ESPANTA ESSE POVO FORMADORES DE QUADRILHAS ENTRA NO GOVERNO COM UMA CASA E UM CARO E SAI COM MANSÃO E FAZENDAS.. E SE ACHA INOCENTE.. HUMM

positivo
0
negativo
0

1 comentários