facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Setembro de 2025
01 de Setembro de 2025

01 de Setembro de 2025, 17h:29 - A | A

GERAL / CUIABRASA

Cuiabá registra 40°C e 15% de umidade e lidera lista das cidades mais quentes e secas do país

Além de Cuiabá, o ranking das cidades mais quentes do país também contemplou outros dois municípios do Estado, sendo eles Rosário Oeste e Rondonópolis.

KARINE ARRUDA
DO REPORTÉR MT



Fazendo jus ao apelido de Cuiabasa, nesta segunda-feira (1º), Cuiabá foi a cidade mais quente e seca do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 40ºC na capital mato-grossense, ficando a umidade relativa do ar em 15%.

Além de Cuiabá, o ranking das cidades mais quentes do país também contemplou outros dois municípios do Estado, sendo eles Rosário Oeste, com a máxima de 39,6ºC e Rondonópolis, com 39,2ºC. Em quarto lugar vem a cidade de São Miguel do Araguaia (GO), com os termômetros marcando 39,9ºC.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Já no caso dos municípios com as menores umidades, Goiás (GO) aparece empatado com Cuiabá, ambos com 15%. Na sequência estão Marianópolis do Tocantins (TO) e Carolina (MA), também empatados com 16%.

Diante da quentura e dos riscos da umidade tão abaixo do necessário, o Inmet emitiu dois alertas de perigo que valem para todo o Mato Grosso até às 10h desta terça-feira (2). No aviso, o Instituto orienta a população para os riscos com incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Dentre as orientações, estão também os cuidados com a prática de atividade física e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, a necessidade do consumo de líquidos, principalmente água,o uso de hidratantes para a pele e protetores solar. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comente esta notícia