MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO
Ante a polêmica que causou o sobrevoo de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) na escola Notre Dame de Lourdes, na manhã desta quinta-feira (2), o tenente-coronel Mário Roberto Pereira, responvável pela comunicação da instituição, negou que a ação aérea tenha qualquer envolvimento com o fato acontecido na escola um dia antes.
O sobrevoo do Águia na escola, que afastou, na segunda-feira (30), uma professora por ter criticado o governo Bolsonaro, foi interpretado por muitos como uma forma de intimidação das forças armadas contra a educadora e apoio às medidas tomadas pela unidade escolar.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com o oficial, porém, o fato se trata de uma solicitação da própria escola em comemoração à Semana da Pátria, pois, no dia 7 de setembro se comemora a Independência do Brasil com feriado nacional.
Pereira ressaltou que é comum essas solicitações de escolas e até mesmo de outros eventos nesse período.
“Por conta das comemorações da Semana da Pátria, o Ciopaer tem participado tanto com palestras, quanto com sobrevoos com a bandeira do Brasil, que é um símbolo nacional, em alguns eventos. Isso é uma coisa que acontece".
No entanto, o coronel foi questionado a cerca da polêmica a qual a escola está envolvida que, consequentemente, refletiu na ação do Ciopaer por se tratar de uma força de segurança e promover essa ação logo após o afastamento da professora.
Pereira relatou que viu os vídeos e tem acompanhado a repercussão negativa sobre o fato. Disse ainda que ‘ali’, se referindo à ação na escola, não está acontecendo nenhum tipo de apoio ou manifestação a qualquer figura política e reafirmou que atendeu ao pedido da escola com a bandeira do Brasil por se tratar de um símbolo nacional e estarmos na Semana da Pátria.
Ressaltou que essa não foi uma iniciativa do Ciopaer e sim solicitação da escola, assim como há de outras. Disse ainda que a instituição não acompanha os fatos acontecidos ‘intramuros’ das instituições que fazem as solicitações, apenas buscam atender.
“Infelizmente não passou pela nossa consideração, justamente por não ter nenhum tipo de intenção, que isso poderia criar uma crise. Não há por parte do Ciopaer qualquer ação de apoio político. Quero deixar claro que temos participado tanto com palestras, como com intervenções como essa, por exemplo. Não tem por que o Ciopaer ou a Polícia Militar discutir política. Posso garantir não haver nenhum cunho político nessa situação, foi apenas o atendimento a pedido da escola, que assim como outras, tentam mostrar a importância da data de 7 de setembro e a importância da Independência do Brasil e se a utilização da bandeira nacional foi vista como demonstração de apoio a político A ou B, instituições militares como a nossa terão que tirar a bandeira, hasteada todos os dias. Somos uma instituição de estado e atuamos por Mato Grosso”, terminou o coronel.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) reafirmou a fala de Pereira e relata que a ação foi a pedido da escola e que, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país.
Destaca ainda que “não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas”.
Leia mais
VÍDEO: Helicóptero do Ciopaer sobrevoa escola em que professora criticou Bolsonaro
Professora cuiabana é afastada de escola por chamar Bolsonaro e apoiadores de corruptos
Veja nota na íntegra
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:
-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;
-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;
-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;
-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.
Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas”.
Pensador 02/09/2021
Tá bom, quero que sobrevoem meu Bairro. Vai ser legal.
1 comentários