DA REDAÇÃO
Será reinaugurado no próximo domingo (8), aniversário de Cuiabá, o complexo turístico da Salgadeira. O governador Pedro Taques confirmou a entrega nesta segunda-feira (2), em comemoração aos 299 anos de Cuiabá. A partir de agora, a Salgadeira será utilizada apenas para visitação e não vai mais ser autorizado banho no local.
“O Poder Executivo defende a necessidade de banho, mas para isso dependemos do Ministério Público que está levantando algumas questões, que vamos ter que respeitar” disse o governador no final do mês passado.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
A administração do local, em princípio, ficará por conta do Estado até que uma empresa seja eleita por meio de licitação para administrar o local. Ainda neste mês o Governo deve abrir o edital.
A obra
O local foi interditado em 2010 por determinação judicial, devido à detecção de inúmeras irregularidades ambientais, dentre elas, o risco de acidentes com banhistas por possíveis desabamentos da encosta da cachoeira e resíduos a céu aberto.
As obras de revitalização foram iniciadas em 2014, com previsão de entrega até a Copa do Mundo e paralisadas devido a inconsistências de projeto.
Depois foram retomadas em 2016, mas suspensas novamente devido ao término do contrato. Em setembro do ano passado as obras recomeçaram, sob a promessa de serem concluídas até março de 2018.
A retomada foi viabilizada após cobranças do Ministério Público, que propôs ao Estado a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em julho de 2017 com prazo de encerramento neste mês.
A obra custou ao todo quase R$ 13 milhões, com recursos obtidos por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A obra é de responsabilidade da empresa Concremax Concreto Engenharia e Saneamento LTDA, e tem prazo de 180 dias (seis meses) para conclusão.















