DO REPÓRTERMT
O cirurgião dentista F.O.L. está processando a primeira-secretária e vice-presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT), Ana Paula Barbosa, após ter sido acusado de tê-la agredido em um restaurante no Shopping Estação, no início do mês de setembro. Além da vice-presidente, a presidente do Conselho também é alvo da ação, uma vez que juntamente com a vice ela repercutiu a acusação em suas redes sociais, quando segundo a ação também incorreram em difamação.
Nos autos do processo, que tramita na décima vara criminal de Cuiabá, o magistrado encaminhou o processo para emissão de parecer do MP.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As imagens das câmeras de segurança do shopping demonstram uma situação que difere do relato da vice-presidente do CRO no boletim de ocorrência registrado em 02 de setembro, que se tornou público e se tornou notícia na imprensa, onde ela acusa o cirurgião dentista de ter ameaçado agredi-la. Veja o vídeo no final da matéria.
No entanto, de acordo com a queixa-crime movida por F.O.L., ele estava com amigos e colegas dentistas no restaurante, com a finalidade de confraternizar, sem qualquer viés político, tendo em vista que o Conselho está em processo eleitoral e o cirurgião dentista não ocupa cargo eletivo e, muito menos, é candidato.
Quando Ana Paula Barbosa chegou ao local e se juntou aos outros na mesa, depois de algum tempo, começou a tratar de assuntos relacionados à campanha do CRO, afirmando que o candidato de oposição, o qual F.O.L. apoia, estaria interessado em obter dados sigilosos dos dentistas, quando foi questionada pelo colega.
O cirurgião dentista, que no momento estava jantando com os familiares e conversando com outra profissional ao seu lado, conforme mostrado nas imagens e declaração de testemunhas, foi interpelado pela vice-presidente que estava sentada mais afastada, ao lado do marido, de forma ríspida, em pé e postando-se sobre a mesa, dirigindo-se a F.O.L, gesticulando.
A gravação mostra que o profissional que não se levanta e nem revida, continua seu jantar. Neste momento, o esposo de A.P.C.B.L. levanta-se e acalma a esposa, fazendo com que ela se sente. Mesmo após este fato, todos continuaram sentados e conversando, quando o cirurgião termina o jantar e vai embora do local.
Para o advogado de defesa do cirurgião dentista, Alex Cardoso, “A vice-presidente fez uma falsa acusação, usou a imprensa, e juntamente com a atual presidente, utilizaram-se da rede social e até mesmo dos cargos no CROMT, para repercutir e prejudicar a vida de seu colega de profissão, tendo como verdadeiro alvo, o grupo de oposição”, observou o advogado Alex Cardoso, que é advogado de defesa do cirurgião dentista.
OUTRO LADO
A dra Ana Paula Barbosa emitiu uma nota ao RepórterMT, onde afirma que tem evitado estar nos mesmos lugares que F.O.L., já que foram adversários em eleição passada do CRO e não concorda com os pensamentos dele. Ela reitera que ele a ameaçou e também o esposo dela, diante da filha do casal, durante a confraternização no shopping. Veja a íntegra da nota:
A Dra. Ana Paula Barbosa, VICE-PRESIDENTE DO CROMT (CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE MATO GROSSO), esteve nos últimos 2 anos e meio evitando estar nos mesmos lugares com o senhor FCOL pois, na eleição passada do CROMT foram adversários políticos e ela não concorda com as atitudes e falas do ex-candidato ao cargo a Vice-presidente, nem durante a campanha, nem depois dela, pois estas falas são muito agressivas, mesmo quando ele vai presencialmente até o CROMT.
Foram ao shopping para uma confraternização de turma de faculdade, ela não sabia que ele iria, e durante os diálogos, em dado momento FOI ACUSADA POR ELE de usar dados sigilosos do CROMT na campanha passada, sendo que ELA não era da gestão passada, então não tinha acesso aos dados. Ela tentou explicar para o referido que pela LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados), ninguém pode fazer isso, muito menos ela, pois todo acesso fica registrado no sistema do CFO (Conselho Federal de Odontologia), que é monitorado, e neste momento, chamou seu esposo, que é advogado, que foi explicar ao Sr. FCOL que não seria possível tal aquisição de dados e o Sr. FCOL perdeu a calma neste momento e ameaçou AGREDÍ-LA E AMEAÇOU, também AGREDIR SEU ESPOSO “dando um murro na boca dele˜, inclusive na frente da minha filha de 12 anos.
O CASO
Em seu relato no boletim de ocorrência, Ana Paula alega ter sido vítima de ameaças verbais e de agressão física feitas pelo cirurgião dentista que, inclusive, teria estendido as ameaças ao seu esposo presente no local, por não concordar com a atual administração do CRO.
Após o vazamento do boletim de ocorrência para a imprensa, a vice-presidente gravou um vídeo na frente do Conselho Regional de Odontologia, reafirmando as acusações e ameaças, relatando, inclusive, que chegou a proferir palavrões contra o cirurgião dentista, por motivos de discordância política.
Além dela, a própria presidente do CRO, Wania Christina Figueiredo Dantas, gravou e publicou um vídeo de apoio à colega, em suas redes sociais, reforçando o suposto crime de agressão cometido.
OUTRO LADO II
A presidente do CRO, Wania Christina Figueiredo Dantas, também emitiu nota onde explica sua atuação no caso, que segundo ela foi no intuito de defender a colega de suposta "violência de gênero". Veja a íntegra.
A Dra. Wânia Dantas, candidata ao biênio CRO-MT 2024-2025, esclarece que não estava no shopping citado na reportagem que circulou. Mas que, como mulher prestou toda a sua SOLIDARIEDADE à colega e primeira secretária da entidade.
A Dra. Wânia Dantas deixa claro que é CONTRA qualquer tipo de violência de gênero contra mulher, práticas machistas e assédio a mulheres, seja da forma que for.
Tudo isso demonstra claramente a distorção dos fatos em matérias jornalísticas. Estimuladas por grupos empresariais com interesses escusos em assumir o controle do CRO-MT, utilizando indiscriminadamente o nome da nossa autarquia federal (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso).
A campanha da Chapa 1 Expande +CRO é pautada em resultados e nosso posicionamento é de respeito, transparência, honestidade e ética. Seguimos firmes com o apoio dos profissionais da Odontologia.
Assista: