DO REPÓRTERMT
A Prefeitura de Cuiabá realizou, na segunda-feira (04), a demolição de construções irregulares que estavam sendo usadas por criminosos no Residencial Ilza Terezinha Picolli e no Residencial Pádova, no bairro Morada da Serra. A operação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública com apoio das Secretarias de Obras, Segurança Pública, da Limpurb e da Energisa.
Segundo a prefeitura, os imóveis estavam instalados em áreas públicas destinadas à construção de equipamentos comunitários, mas haviam sido ocupados de forma ilegal. No caso do Residencial Ilza Terezinha, os barracos vinham sendo utilizados como ponto de consumo de drogas e esconderijo de criminosos, o que gerava medo e insegurança para moradores, especialmente pais e crianças que passam pelo local.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Essa ação traz alívio e é um passo importante para que esse espaço volte a servir à comunidade”, afirmou a secretária de Ordem Pública.
Durante a operação, a Energisa desligou a rede elétrica para evitar riscos com ligações clandestinas, e os entulhos foram removidos pela Secretaria de Obras.
Morador da região há 18 anos, Alcides Bosco Ferreira contou que o local era um reduto de usuários de drogas e trazia riscos para motoristas e estudantes. “Os motoristas tinham medo de parar aqui. Já vi até meninas jovens nesse meio. Era um perigo. Agora, com a demolição, esperamos que a situação melhore”, relatou.
O diretor da creche CEMEI Paulo Ronan, Keitel Jorge Moreira Júnior, destacou que a ocupação irregular também afetava diretamente a rotina da unidade. “Convivíamos com mau cheiro, lixo e até furto de água vindo dessa construção. A demolição vai trazer mais segurança para as crianças e tranquilidade para os pais”, disse.
Outra área pública ocupada ilegalmente, na Avenida das Hortênsias, também foi alvo da ação. O espaço estava cercado, abandonado e acumulava entulhos e animais peçonhentos. Como o responsável não foi localizado, a demolição foi executada pela prefeitura.
Desde o início do ano, 36 construções irregulares foram demolidas em Cuiabá. Entre as ações mais recentes estão a derrubada de três edificações em uma praça no Parque Geórgia, de uma lanchonete no passeio público do bairro Porto, 12 obras em fase inicial no Residencial Ilza Terezinha e outras 18 em área verde e espaço comunitário no Jardim Imperial II.