Cuiabá, 06 de Outubro de 2022
logo

22 de Dezembro de 2013, 16h:49 - A | A

ESPORTE / ESTADUAL

Indefinições nos bastidores marcam Mato-grossense a um mês do início

No ano em que Mato Grosso irá sediar a Copa do Mundo, os clubes mato-grossenses seguem com dias de incerteza. Luverdense, Mixto e REC largam na frente

GLOBOESPORTE.COM



Sede da Copa do Mundo 2014, Mato Grosso se prepara para receber o que poderia ser um dos melhores estaduais de sua história. Apesar disso, o panorama a um mês da bola rolar é desanimador. Nada menos do que três times dos onze confirmados no Campeonato Mato-grossense, sequer tem algo concreto quanto a jogadores e comissão técnica.

Na contramão disso, há equipes como o Luverdense, Mixto e Rondonópolis que, ou mantiveram o grupo ou já iniciaram os treinos. O GloboEsporte.com preparou um especial sobre como estão os onze times do Campeonato Mato-grossense, que pelo quinto ano consecutivo terá transmissão ao vivo da TV Centro América para todo o estado. A primeira partida televisionada de 2014 será o 'Clássico dos Milhões', entre Mixto e CEOV, no dia 19 de janeiro.

Antes, porém no dia 18, a bola já começa a rolar com Mato Grosso e Sinop.

CACERENSE

O Cacerense ainda não tem nada definido há trinta dias da estreia. O clube, que era presidido por Renato Fidélis, se encontra hoje sem diretoria, técnico e elenco. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Fidélis afirmou que foi procurado por um grupo de pessoas de Cáceres que gostariam de ajuda para montar a equipe para a disputa do Estadual, mas que nada foi acertado até agora. Nesta quarta-feira, o dono da equipe, Cloves dos Santos, garantiu que a Fera da Fronteira vai disputar o Estadual, mas não revelou detalhes de quem irá bancar o time.

Em 2013 o Cacerense terminou o Mato-grossense em 7º lugar na tabela, com 18 pontos em 16 jogos. A estreia da Fera da Fronteira no Estadual 2014 está marcada para o dia 19 de janeiro, contra o Rondonópolis no estádio Geraldão.

CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VÁRZEA-GRANDENSE (CEOV)

Com o presidente César Gaúcho de volta, após um período no União, o tradicional Operário promete chegar forte em 2014. Conhecido por suas extravagâncias financeiras, Gaúcho disse que vai contratar o treinador Branco, ex-lateral da seleção brasileira, para ser o coordenador técnico da equipe. Ele chegou a ser anunciado como treinador, mas negou a informação.

- Já tenho 15 jogadores contratados, todos de fora, além de três argentinos. O treinador estou definindo, faltam detalhes. A torcida do Operário pode esperar um time forte, que vai chegar para ser campeão. O Branco será o coordenador técnico, estará sempre que puder em Várzea Grande para dar suporte ao time – disse Gaúcho.

Mais uma vez, Branco negou que esteja a caminho de Mato Grosso. Ao GloboEsporte.com, ele afirmou que foi procurado por César, mas que não aceitou o convite.

O time tem apresentação marcada para o dia 02 de janeiro. A estreia no Estadual será no dia 19 de janeiro, contra o Mixto, no Estádio Presidente Dutra. Será a volta do tradicional 'Clássico dos Milhões', em que a TV Centro América irá transmitir ao vivo para todo o estado.

CUIABÁ

Atual campeão mato-grossense, o Dourado terá vida nova em 2014. O time não manteve nenhum jogador no elenco que disputou a temporada 2013 e que escapou do rebaixamento à Série D, na última rodada. No comando sai Mazola Júnior e assume Gian Rodrigues, que estava no Social-MG. Por ora, o time anunciou a contratação do meia Edilson, campeão da Copa Mato Grosso pelo Rondonópolis, do goleiro Willian Alves, ex-Luverdense, do volante Natan, ex-CEOV e que já atuou no Cuiabá, além do atacante Éder Belém, Ex-Mixto. A apresentação do elenco e da comissão técnica será no dia 26 de dezembro.

- Sabemos que teremos dificuldades, pois vamos começar um trabalho do zero, mas confio na diretoria e na organização do clube. Vamos contratar atletas com perfil de Série C, pois queremos o acesso no final do ano – disse Rodrigues.

Em 2013, o Cuiabá conquistou o título do Mato-grossense, ao vencer o Mixto nas cobranças de pênaltis. A estreia no Estadual 2014 está marcada para o dia 22 de janeiro, contra o Rondonópolis, fora de casa.

LUVERDENSE

O Verdão do Norte é de longe o time que está mais organizado para a estreia no Campeonato Mato-grossense. A diretoria manteve 12 jogadores do grupo que conquistou o acesso à Série B do Brasileiro, um feito inédito para a história do clube. Atletas como o zagueiro Zé Roberto, volante Gilson, meia Washington e atacante Misael seguem no clube para a temporada.

- Conseguimos manter nossos principais jogadores e vamos trazer reforços pontuais ao longo do campeonato, já de olho na Série B do Brasileiro. Queremos o título do Estadual, para aumentar nossa galeria e conquista a vaga na Copa Verde e Copa do Brasil de 2015 – disse Helmute Laswich.

Além de renovar com a maioria dos jogadores, a comissão técnica também foi mantida com Júnior Rocha à frente do grupo. A volta da equipe será no dia 06 de janeiro.

Em 2013, o Verdão foi eliminado na semifinal para o Mixto, após liderar toda a primeira fase. A estreia no Estadual 2014 está marcada para o dia 19 de janeiro, contra o Sorriso, fora de casa.

MATO GROSSO

Sensação no Estadual 2013, o Mato Grosso ainda não confirmou quem será o treinador e qual será o elenco para torneio do próximo ano. Segundo o diretor João Carlos, a base de 2013 será mantida com jogadores como os meias Robinho e Valderrama, atacante Lulu, volantes Lê, Felipe e Mano devem ser oficializados nos próximos dias. O time busca uma parceria com a cidade de Campo Verde, para mandar seus jogos no Estádio Félix Belém.

- Vamos montar um time novamente que vai chegar. Tenho vários atletas me ligando para jogar aqui, pois eles sabem que irão receber em dia e ter a estrutura mínima. Vamos divulgar nos próximos dias – disse João.

O início dos treinos está previsto para o dia 06 de janeiro. Em 2013, o Gavião do Cerrado foi eliminado na semifinal para o Cuiabá. A estreia no Estadual 2014 está marcada para o dia 18 de janeiro, contra o Sorriso, no Estádio Presidente Dutra.

MIXTO

O Alvinegro da Vargas foi a primeira equipe mato-grosense a iniciar os treinamentos para a temporada 2014. Os trabalhos físicos começaram no dia 12 de dezembro sob o comando do preparador físico Alexandre Schmidlim. Do grupo que foi eliminado nas quartas de final da Série D do Brasileiro e na semifinal da Copa Mato Grosso, poucos jogadores permaneceram como os volantes Jamba e Kiko, zagueiro Kall e o goleiro Wallyson. Até aqui, a diretoria já contratou 12 jogadores, a maioria vindo do Nordeste.

- Sempre montei times bons e o Mixto é uma equipe de tradição que entra para ser campeão. Tenho certeza que esse grupo irá mostrar seu valor e chegar longe no Estadual – disse o gerente de futebol João Boiadeiro.

Em 2013, o Mixto foi vice-campeão estadual. Perdeu o título para o Cuiabá, nos pênaltis. No Estadual 2014, a estreia está marcada para o dia 19 de janeiro, contra o Operário, no Estádio Dutra, com transmissão ao vivo da TV Centro América, para todo o estado.

RONDONÓPOLIS

Ainda embalado pela conquista do primeiro título profissional em seus sete anos de história – a Copa Mato Grosso 2013 – o Rondonópolis já treina para o Estadual e promete entrar focado na briga pelo título do Mato-grossense 2014.

- Conquistamos o primeiro título, um título importante que com certeza vai marcar a história da equipe e agora vamos em busca do segundo. Estamos muito confiantes e com certeza vamos entrar no Mato-grossense para ser campeões – afirmou o presidente do clube, Francisco Marino.


O Rondonópolis ainda está em busca de patrocinadores e não estipulou valores para o investimento em 2014, mas o elenco será reformulado, já que alguns atletas devem deixar o clube. Devem haver contratações também, além da integração de alguns dos atletas que vão defender o Leão na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Ainda segundo o dirigente, Douglas Brito, técnico da equipe na Copa MT e que assumiu o time de base na preparação para a Copa SP, segue como treinador da equipe profissional no próximo ano.

SINOP

Aguardando a liberação do repasse do Governo do Estado, o Sinop também pode desistir da disputa do Mato-grossense 2014. Segundo o presidente do clube, Marcos Carrasco, o time tem elenco pronto, mas apenas no papel.

- Já temos um técnico, o Thiago Oliveira, e todo o elenco, mas nenhum contrato firmado. Sem o dinheiro do Governo do Estado o Sinop não tem como trazer esses atletas para a cidade. Pedimos um prazo para a Federação e estamos aguardado o repasse – explicou Carrasco.

O prazo dado pela FMF para a desistência do Sinop é o dia 20 de dezembro, mas Carrasco afirmou já ter enviado um ofício à entidade pedindo uma prorrogação do prazo até o dia 3 de janeiro, devido aos feriados de Natal e Ano Novo.

Em 2013, o Sinop terminou o Estadual em 8º lugar na tabela, com sete pontos em 16 jogos, escapamento do rebaixamento por ter um ponto a mais que o Vila Aurora.

SORRISO

Com vaga garantida na primeira divisão do Mato-grossense de 2014 graças ao título invicto da Segundona do Estadual em 2013, o Sorriso pode ficar de fora da disputa da elite. Sem presidente desde a saída de Celso Kozak, em novembro, o clube deve oficializar a desistência da competição ainda essa semana.

Kozak, que deixou o clube alegando falta de apoio, disse que ninguém manifestou interesse em assumir o clube.

- Tivemos uma reunião há uns dias, mas ninguém quis se candidatar. O prazo que pedimos à Federação (Mato-grossense de Futebol) para uma resposta foi o dia 20 e ainda não temos nada. Se continuar assim, como membro do Conselho Deliberativo, vou conversar com a FMF e oficializar o nosso licenciamento do Estadual até o início da semana que vem – garantiu.

UNIÃO

O União terminou a primeira fase do Mato-grossense 2013 em 5º lugar, há apenas três pontos da zona de classificação para a semifinal. No segundo semestre o time fez uma campanha melhor na Copa Mato Grosso chegando à final da competição, mas acabou perdendo o título para o Rondonópolis.

Faltando um mês para o início do Estadual 2014, o elenco do Colorado já conta com 16 jogadores contratados, entre eles o meia Anailson, vice-campeão da Libertadores de 2002 pelo São Caetano-SP, além do volante Wesley e do zagueiro Fábio, remanescentes da equipe vice-campeã da Copinha. Jânio Carlos, gerente de futebol do União, afirmou que não haverá mais nenhuma contratação antes da apresentação dos atletas, no final deste mês.

- Estamos sem patrocinador ainda, então vamos segurar um pouco as contratações. Os 16 jogadores com contrato firmado e alguns atletas da base se apresentam no dia 28 e só vamos pensar em contratações depois disso – garantiu.

Na briga pelo bi do Estadual, o União terá o técnico Toninho Cobra de volta. O treinador comandou a equipe por sete dias no Mato-grossense deste ano quando substituiu Nildo Guerreiro.

VILA AURORA

A um mês no início da competição, o Vila Aurora diz ter acertos apalavrados com um técnico e com alguns jogadores, mas nada de concreto. Segundo o supervisor de futebol do clube, Zek Gomes, os contratos só serão fechado após a eleição para a nova diretoria.

- Teremos uma eleição para definir a nova diretoria nas próximas semanas e ela ficará responsável por colocar tudo isso no papel. O planejamento é ter todo o elenco treinando a partir do dia 2 de janeiro – ressaltou.
Rebaixado para a Segunda divisão do Mato-grossense em 2013 após terminar a primeira fase da competição sem vencer uma partida sequer e com apenas um ponto a menos que o Sinop, o Vila Aurora conseguiu na justiça o direito de permanecer na elite do Estadual em 2014 ao ser absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no “caso da ambulância”.


Comente esta notícia