facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Junho de 2026
22 de Junho de 2026

06 de Novembro de 2018, 14h:50 - A | A

PAPO RETO / PESADELO SOBRE TRILHOS

Há 6 anos, Cuiabá recebia os primeiros vagões do VLT; veja fotos

DA REDAÇÃO



Há exatamente seis anos, o Governo do Estado, por meio da extinta Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), exibia os primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deveriam compor o pacote de obras para a Copa do Mundo, além de modernizar o transporte público da Grande Cuiabá.

As carretas que faziam o transporte dos vagões 'desfilaram' com os primeiros carros do VLT pelas principais vias da Capital e despertaram o clima de comemoração entre a população, que esperava ver o trem de superfície em atividade em poucos meses ao custo de R$ 1 bilhão.

Porém, as únicas coisas às quais os cuiabanos tiveram acesso foram centenas de páginas da delação em que o ex-governador Silval Barbosa admite um grande escândalo de corrupção que desviou, pelo menos, R$ 18 milhões.

Ao todo, a gestão Silval adquiriu 40 comboios, cada um composto por sete vagões. A aquisição foi orçada à época em R$ 500 milhões.

Para quitar as contas de empréstimos feitos para adquirir carros e construir o VLT, o contribuinte de MT ainda paga cerca de R$ 500 mil ao dia.

Até hoje, o VLT é um sonho que virou pesadelo.

Leia mais:

Mauro Mendes promete solução para o VLT em 1 ano de mandato

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Álbum de fotos

Renata Valentini/RepórterMT

Mayke Toscano/Secom-MT

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues

Comente esta notícia