DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Junior, apontou que o estado de Mato Grosso será um dos estados que mais vai perder receita no Brasil com a Reforma Tributária, que entrará em vigor, de fato, em 2032.
"Onde será tributado? na ponta. O estado produz carne e manda pra São Paulo, onde será cobrado o ICMS? Governo de São Paulo. Nós somos o maior produtor de soja, nós não esmagamos essa soja aqui, mandamos tudo para fora, lá vai esmagar a soja, transformar em óleo, ração animal. Onde vai ser cobrado o ICMS? Lá. Os estados que têm grande população nessa Reforma Tributária serão os grandes beneficiados", destacou.
Junior acrescentou que para mudar essa realidade é preciso aumentar a população, consequentemente ampliar a representatividade com maior participação na Câmara dos Deputados e ganhar espaço para discussão.
"Precisamos crescer mais ainda para ter representatividade política, hoje nós só temos oito deputados federais, como eu falei Minas, tem 58, São Paulo tem 72, como que lá no Congresso Nacional oito deputados vão conseguir grandes benefícios para o estado, o corporativismo é muito grande, por isso que eu falo: o Senado é mais justo que existe, não importa o tamanho do estado, cada estado tem direito a três senadores".
Veja vídeos