facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024

31 de Janeiro de 2012, 09h:06 - A | A

CIDADES / CÁCERES

Vinte e duas vacas morrem atingidas por raio no interior de Mato Grosso

Animais foram atingidos por um raio durante uma forte chuva em Cáceres

G1



Vinte e duas vacas morreram em uma propriedade rural, localizada no município de Cáceres, a 250 quilômetros de Cuiabá, após serem atingidas por um raio durante uma forte chuva. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), a morte dos animais ocorreu há alguns dias.

O dono da propriedade, Evandro José Leite, contou que encontrou as vacas mortas por volta das 4h da manhã, quando estava indo fazer as atividades dentro da chácara dele. “Eu encontrei as vacas aproximadamente a 80 metros da minha casa. Depois que passou a tempestade, eu as puxei com um trator para um local mais distante”, relatou.

Segundo o técnico agrícola do Indea, José Marcos, possivelmente os animais foram atingidos pelo raio que caiu na cerca da propriedade. “O gado foi encontrado morto próximo de uma cerca. Eles [o gado] costumam ir para regiões próximas da cerca durante a chuva. Então é bem provável que os animais tenham sido atingidos pelo raio que caiu na cerca”, observou.

De acordo com Indea, quando ocorre a morte de animais dessa forma o proprietário deve procurar o órgão e notificar a morte do gado, para que o rebanho seja retirado da lista de animais que deverão ser vacinados contra a aftosa. A orientação do órgão é incinerar ou enterrar os animais quando ocorre esse tipo de morte.

Comente esta notícia