FERNANDA CAVALCANTE E CARLOS CARONE
DO METRÓPOLES
Uma mulher de 69 anos foi presa em flagrante, nessa sexta-feira (7/11), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), após abandonar uma cadela e quatro filhotes em meio à chuva em uma via pública de Ceilândia. A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA).
Um vídeo cedido ao Metrópoles mostra o momento em que a mulher desce de um veículo Renault Fluence preto, retira uma caixa com os animais e a deixa ao lado de um trailer fechado, antes de entrar no carro e fugir.
Quando a equipe da DRCA chegou ao local, dois filhotes já estavam mortos, com sinais compatíveis com intoxicação ou envenenamento prévio. A cadela e os dois sobreviventes foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário em uma clínica de Ceilândia, com apoio de protetoras independentes.
Durante o interrogatório, a mulher afirmou que a cadela havia fugido de casa e retornado prenhe. Segundo ela, por não ter condições de cuidar da ninhada, decidiu se desfazer dos animais.
A autora foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A pena varia de dois a cinco anos de prisão, podendo ser aumentada de um sexto a um terço devido à morte dos filhotes.













