facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

16 de Junho de 2012, 10h:34 - A | A

CIDADES / CAMPANHA NACIONAL

Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

Governo disponibilizará 815 postos para vacinação no estado

DA REDAÇÃO



Começa hoje a primeira fase da vacinação de crianças contra a poliomielite. Mais de 200 mil crianças devem ser vacinadas até o dia 6 de julho. A Secretaria de Estado de Saúde quer vacinar pelo menos 244.666 crianças nessa primeira etapa da campanha nacional.

A secretaria informou que o estado recebeu 350 mil doses da vacina. De acordo com a secretaria, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Ao todo, 815 locais de vacinação, como postos de saúde e policlínicas estarão participando da campanha, em todo o estado.

Nos municípios de difícil acesso, 295 veículos estarão disponíveis para a vacinação no dia 16 de junho. A campanha nacional de vacinação contra poliomielite, para evitar a ocorrência da paralisia infantil, é realizada todos anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Vacina

A vacina contra a pólio se destina a todas crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Não existe tratamento para a pólio. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. O país não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1989.

Doença

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e pode provocar paralisia.

Comente esta notícia