ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) e o Consórcio CMT – Cuiabá Monitoramento de Trânsito – já iniciaram a instalação dos radares fixos na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e, a partir desta semana já vão funcionar em caráter orientativo. As multas aplicadas para os motoristas flagrados com a velocidade acima de 60km começam a valer no mês de setembro.
“Quem for flagrado dirigindo com a velocidade superior a 60km/hora será multado e terá a pontuação somada na Carteira de Habilitação”, explica o secrertário de Trânsito, Antenor Figueiredo.
Os radares fixos serão instalados em dois trechos da avenida. Perto do Viaduto do Despraiado e próximo ao viaduto da Miguel Sutil com a Fernando Corrêa. “Nesses dois trechos foi identificada a necessidade do monitoramento, já que os motoristas abusam da velocidade", diz.
Com relação à lombada eletrônica implantada da Avenida Beira Rio, Antenor explica que ainda não começaram a valer as multas, mas até o momento mais de 500 motoristas foram flagrados abusando do acelerador “Mais de 500 motoristas foram flagrados trafegando acima de 40km/hora, o que caracteriza a infração, mas como as multas ainda não tem o caráter punitivo, esses motoristas recebem as notificações em caráter orientativo”.
Antenor explica que houve atraso na instalação dos detectores de avanço de sinal na Avenida Isaac Póvoas, devido a um acidente com o caminhão que trazia os equipamentos. “Teve um acidente, mas até a quarta-feira (27) a instalação retoma no ritmo normal”.
O custo para a instalação dos equipamentos será de R$ 43,8 milhões. São 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.
OUTROS LOCAIS
Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres;
Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano.