ALINE FRANCISCO, da Redação
Enfim, a Prefeitura de Cuiabá decidiu reassumir a responsabilidade na administração da Lagoa Encantada, no bairro CPA III. O local recebeu o investimento de R$2 milhões, por meio de emenda federal do então deputado Ricarte de Freitas (PTB) na gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). O local foi revitalizado inaugurado em março de 2010, e desde então não recebe a atenção do governo municipal.
A manutenção da Lagoa é de responsabilidade da concessionária de água da Capital, quando foi inaugurada a manutenção ficou por responsabilidade da Sanecap, mas um ano após a inauguração os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário foram transferidos para a CAB, e desde então o local não recebe manutenção.
Nesta terça-feira (30), a Prefeitura da Capital assumiu em definitivo a administração do local, técnicos vão visitar a Lagoa no próximo mês para definir qual o projeto de revitalização será feito. “Precisamos, primeiro, receber a chave do local, que está em poder da CAB. Em seguida, equipes vão até lá para estudar o que é possível fazer, como a revitalização da lagoa e a reforma dos prédios para, então, planejar a mudança”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos José Roberto Stopa. Segundo ele, a ideia inicial é que a administração da Regional Norte seja transferida para o local.
A responsabilidade do local já foi cobrada pelo vereador da Capital Toninho de Souza (PSD), à época ele ameaçou acionar a Prefeitura no Ministério Público do Estado. O parque da Lagoa Encantada está em uma área de 31,7 hectares, com mirante, pista de caminhada, praça de ginástica, maquete da bacia hidrográfica de Cuiabá, viveiro de plantas e auditório. O mirante tem um topo de seis metros de altura. A pista de caminhada, com 1,9 quilômetros.
Historicamente, a Lagoa Encantada gera problemas. Implantada como Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do CPA, em 1983, para atender os bairros CPA-I, II, III e IV, nunca cumpriu a contento. Eram três lagoas de estabilização, sendo uma lagoa facultativa e duas lagoas de maturação. Atualmente, a ETE recebe também o esgoto do bairro Novo Mato Grosso, Residencial Jonas Pinheiro e Jardim Paraná.
(Foto: Ednei Rosa)
(Foto: Ednei Rosa)
(Foto: Ednei Rosa)
(Foto: Ednei Rosa)
(Foto: Ednei Rosa)