MAYARA MICHELS
Mesmo com o fim da greve decretado no final da tarde desta sexta-feira (16), os consumidores de Cuiabá terão que ter paciência, já que a distribuição de água só estará normalizada daqui uma semana, pelo menos.
Mais de 70 bairros de Cuiabá estão sem água em suas torneiras. Segundo a Sanecap, o abastecimento vai ser normalizado aos poucos, na medida em que todas as caixas forem enchendo, casa por casa.
Segundo o Secretário Geral do Sindicato dos Servidores, Cley Roberto, como as caixas d´água estão vazias, irá ocorrer uma despressurização. “Cuiabá está em uma baixada, à água não tem força para subir. Como as caixas estão vazias, elas ficam sem a pressão. O processo de normalização é devagar, mas os servidores irão trabalhar em regime de plantão no fim de semana para tentar normalizar o quanto antes”, disse.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Com a falta de água, moradores da região da Grande Morada da Serra, em protesto, chegaram a invadir a Avenida Juliano Costa Marques, com pedras, tijolos e estacas de madeira, para chamar a atenção das autoridades, na quarta-feira (14). Na tarde de sexta-feira (16), foi à vez dos moradores da Avenida das Torres, a invadirem e bloquearem a pista.
Para o alivio da população e dos consumidores, que ao final do mês, pagarão a conta de água do mesmo jeito, os servidores da Sanecap encerraram a greve que durou 4 dias, no final da tarde desta sexta-feira (16). Finalmente estraram em um acordo com a prefeitura de Cuiabá, em audiência no MPT.
Ficou definido uma indenização de R$ 30 mil para concursados de 2002, e R$ 15 mil para concursados de 2009. Além disso, a CAB dará estabilidade de 6 meses para todos os funcionários. E para os funcionários que tem de 5 a 8 anos de trabalho, ficarão 7 meses estável, os de 8 a 10 anos na Sanecap, ficarão 8 meses estável e quem tem mais de 10 anos, terão 9 meses de estabilidade.
Do editor: Resta saber se tudo isso não foi um jogo entre prefeitura e sindicato dos servidores, justamente para que a população pense que privatizar o sistema foi mesmo o melhor negócio.









Sebastião Queiroz 17/03/2012
Sr Editor. Concordo plenamente com você. Pensei nisso a semana toda e hoje um funcionário da Sanecap confirmou justamente isso. Tudo não passou de uma chantagem com a prefeitura para que todos pensassem que a privatização é a melhor saída para a Sanecap. De fato, os safados conseguiram com o sofrimento doido do povo de Cuiabá que ainda sofrerá as consequências por uns dias. #Absurdo
monica borges carneiro 16/03/2012
é uma vergonha o que está acontecendo em cuiaba- uma terra sem lei, onde a população paga o alto preço de neste calor de 40 graus, ficar sem agua, mesmo pagando caro por isso.Ano de eleição, vamos refletir um pouco mais para votar?
2 comentários