DA REDAÇÃO
O Estado de Mato Grosso registrou 437 casos de dengue em uma semana, conforme balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (21). Desde o início do ano, Mato Grosso já notificou 43.933 casos, com 37 ocorrências de óbito, sendo 34 confirmados.
No ano de 2012 as notificações no mesmo período foram de 38.307 casos notificados, o que representa um aumento de 12% do número de casos se comparado ao mesmo período deste ano.
O município que mais registrou morte por conta de dengue foi o de Alta Floresta, que teve três mortes confirmadas por complicações da doença, perdendo para Cuiabá, Primavera do Leste e Sorriso que tiveram duas mortes confirmadas, respectivamente.
O quadro epidemiológico do Estado caracteriza-se pela circulação simultânea de dois tipos de vírus, sendo do tipo 1 e o do tipo 4. O tipo mais evoluído da dengue apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.
Os municípios que registraram mortes por conta da dengue foram Alta Floresta (03), Apiacás (01), Aripuanã (01), Barra do Garças (01), Cáceres (01), Campo Novo do Parecis (03), Campo Verde (01), Carlinda (01), Cuiabá (02), Itiquira (01), Jaciara (01), Juara (02), Primavera do Leste (02), Pontal do Araguaia (01), Pontes e Lacerda (01), Tangará da Serra (01), Sinop (04), Sorriso (02), Vera (01), Sapezal (01), Lucas do Rio Verde (01), Várzea Grande (01) e Novo São Joaquim (01). Há três episódios em investigação: Alto Taquari (01), Lucas do Rio Verde (01), Nova Xavantina (01).
Prevenção
Combata os focos do mosquito em sua casa, seguindo as seguintes orientações: Limpe calha dos telhados; limpe os pratinhos dos vasos de plantas; mantenha piscinas limpas; não deixe formar poças de água; elimine qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampe bem as caixas de água e os poços