DO REPÓRTERMT
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), está buscando voluntários para participarem de um estudo de prevenção de diabetes.
A pesquisa trata-se de um estudo clínico denominado “PROVEN-DIA: Efetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2”. Trata-se de um estudo multicêntrico nacional, com coordenação geral do Hospital Beneficência Portuguesa e apoio financeiro do Ministério da Saúde pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Em Cuiabá, o estudo é coordenado pela professora doutora Tatiana Bering, da Faculdade de Nutrição da UFMT e está sendo desenvolvido no HUJM com apoio de discentes, docentes e pesquisadores da UFMT.
Podem participar adultos (acima de 18 anos) com exame de hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%, caracterizando pré-diabetes, realizado nos últimos três meses. A participação é totalmente gratuita, e os interessados passam por triagens e encontros presenciais no HUJM, onde recebem acompanhamento multiprofissional e suporte em saúde.
O polo Cuiabá está atualmente em fase de recrutamento de voluntários. Interessados podem entrar em contato via Whatsapp (65) 99971-7336. Após a manifestação de interesse para se voluntariar será feita uma triagem para verificação dos critérios de inclusão e exclusão (não poderão participar pessoas com IMC acima de 35 e que já estão usando antidiabéticos ou insulina).
“O PROVEN-DIA representa um avanço significativo para o HUJM, para a UFMT, e para Cuiabá, pois alia a produção de conhecimento científico à promoção da saúde pública. Além de gerar dados relevantes para o SUS, o programa reforça o papel do hospital como campo de pesquisa, ensino e cuidado humanizado. É uma oportunidade única de integrar nossos profissionais e estudantes em uma ação concreta de prevenção do diabetes, visando reduzir os prejuízos à saúde decorrentes das complicações e custos desta doença”, explica Tatiana Bering.
Neste estudo será avaliado a eficácia do Programa de Prevenção de Diabetes (formato presencial e virtual) na redução da incidência de diabetes tipo 2, ainda o estudo terá como intuito avaliar a eficácia do Programa de Prevenção no nível de atividade física, alimentação e qualidade de vida.
Os participantes do estudo são acompanhados por até três anos com profissionais capacitados e são orientados a realizarem mudanças de hábitos de vida com o intuito de prevenir o desenvolvimento de diabetes.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.














