LAÍS FERREIRA
A cerca de 100 metros da moderna obra da Arena Pantanal, esgoto a céu aberto contrasta com a paisagem. Na Avenida 8 de Abril, que concentra inúmeras casas e prédios de apartamentos, águas imundas cortam a avenida e levam, além de lixo, animais mortos, fezes e entulhos, como constatou a equipe do RepórterMT.
O depósito de lixo e animais, além de poluir o meio-ambiente também provoca mau-cheiro. O odor incomoda moradores e comerciantes.
Entre as que se vê incomodada com a situação é a funcionária da loja Pro-Info que não quis se identificar. Segundo ela, por conta da falta de tratamento há muito mosquito pelo local, porém mesmo diante da situação, reconhece à falta de iniciativa para cobrar providências imediatas da empresa responsável pela gestão de água e esgoto.
Paulo Ferreira de Jesus, morador das imediações conta que a rotina é estressante. "Saio de casa todos os dias e dou de cara com essa nojeira, chega a me dar náusea; fico envergonhado quando recebo um parente de fora em minha casa, pois o mau cheiro é constante e, à noite, os mosquitos atacam", reclama.
À falta de atitude por parte dos moradores e comerciantes pode resultar em problemas a saúde. Entre os problemas estão dengue, toxoplasmose, verminose das mais variadas, segundo a médica e presidente do Sindicato dos Médicos (Sindimed-MT), Elza Queiroz. “A área é chamada por nós (médicos), como meio altamente contaminado, tendo em vista que, nessa área há muitas bactérias”, acrescentou.
O problema seria facilmente resolvido com um pouco de vontade política dos governantes. Engenheiro ouvido pelo RepórterMT destaca que, para resolver o problema, só com política de governo para o saneamento básico. “O solo de Cuiabá não permite a infiltração, porém apesar da dificuldade é necessário mais investimento para viabilizar a obra. Com o investimento é possível que se faça uma rede coletora de esgoto”, destacou o engenheiro ambientalista, Valmir Simão Lima. Até que se faça a rede, mais da metade do esgoto da capital mato-grossense é jogado in natura no Rio Cuiabá. O despejo compromete a qualidade da água e as espécies que lá sobrevivem.
A Cab Ambiental, responsável pela gestão de água e esgoto do município, por sua vez, em nota ao RepórterMT, jogou parte da responsabilidade para a Prefeitura. Diz a nota:
"Os bairros localizados no entorno do Córrego 8 de Abril não são servidos com rede de coleta de esgoto. Nos locais onde não há coleta, os ramais de esgoto são ligados diretamente às galerias pluviais. A limpeza das galerias e também dos córregos é um serviço de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura de cada município.
Conforme o contrato de concessão, a CAB Cuiabá tem a meta de universalizar o tratamento de esgoto até 2022. Atualmente, além das ações emergenciais, a concessionária está elaborando um Plano Diretor sobre a real situação de água e esgoto em Cuiabá, de forma detalhada, indicando os pontos críticos pelos quais as ações estruturais da empresa começarão, contemplando critérios essencialmente técnicos para a construção de uma solução de longo prazo para toda a população da cidade".
Outro lado
Já o secretário de Serviços Urbanos, Andelson Gil do Amaral admitiu as falhas e informou que a limpeza do local foi feita cerca de 20 dias, mas disse que novos trabalhos no local serão retomados esta semana.
Veja fotos
Detritos vão direto para o Rio Cuiabá
ADAIR carvalho 26/07/2012
TA EXPLICADO PQ O FUTEBOL DE MATO GROSSO TA MERDA
ANA SODRÉ 25/07/2012
Isso é uma VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
AUGUSTO 25/07/2012
Porque o Chico Galindo não arruma isso ai em vez de doar 3 milhões para escola de samba do Rio de Janeiro.
Fulano 25/07/2012
O governo não tinha um projeto para canalizar o córrego para ser mais um ponto de acesso ao estádio da copa ?
Alexandre 25/07/2012
Isso é o resultado de mais de duas décadas de descaso das autoridades.Em um país de primeiro mundo nunca o principal rio que abastece um dos maiores ecossistema do planeta receberia toneladas de lixo em seu leito. E pior de tudo isso é que não se vê ninguem tocar no assunto, vão esperar chegar ao nivél do Tiête e com a conivência da população. Etá Cuiabazão!!!!
genezio miranda 25/07/2012
Não é só ai que existe essa tristeza, aqui no bairro araés é igual, 1000 metros, de esgoto a céu aberto, ao lado da av. do cpa e da miguel sutil, será que vão fazer nas principal avenida e deixar o esgoto ao céu aberto, para os turistas verem.
6 comentários