facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Março de 2025
28 de Março de 2025

15 de Março de 2013, 05h:44 - A | A

CIDADES / UFMT

Centro de Treinamento para Copa fica pronto até janeiro de 2014

Serão construídos dois Centros de Treinamentos, um em Cuiabá e outro em Várzea Grande

ALINE FRANCISCO



A partir desta quinta-feira (14) a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) inicia oficialmente as obras para a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT, o prazo para a conclusão é janeiro de 2014. A confirmação foi feita após a secretaria e a UFMT assinarem a ordem de serviço para inicio das obras. 


Serão construídos dois Centros de Treinamentos, um em Cuiabá e outro em Várzea Grande. As obras estão previstas na Matriz de Responsabilidades, portanto, essenciaos para a realização da Copa em Cuiabá. 


Idealizado pelo arquiteto e professor da UFMT, José Afonso Portocarrero, o projeto abrange a instalação das estruturas de arquitetura, fundações, terraplanagem, drenagem, pavimentação, estrutural, estrutura metálica, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, telecomunicações, luminotécnica, climatização e ventilação, prevenção e combate a incêndio, paisagismo, gramado e comunicação visual. 


O COT terá a capacidade para abrigar 1,5 mil torcedores, também será construído uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento, local que será referência em Mato Grosso para treino e realização de competições esportivas.


O Consórcio Campus Universitário, formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos, venceu a Concorrência Pública para construção do COT UFMT, no valor de R$ 15,8 milhões. O prazo para entrega da obra é de 300 dias, a contar da assinatura da ordem de serviço.


A construção da Barra do Pari, em Várzea Grande, será de responsabilidade do Consórcio Barra do Pari, o empreendimento terá uma área total de 52 mil metros quadrados, capacidade para três mil torcedores e 250 vagas de estacionamento, 20 delas são de uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos. O local contará ainda com salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante. 


O projeto do COT atende aos padrões NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que asseguram a acessibilidade para cadeirantes, idosos, cegos, surdos, mudos e obesos. O COT do Pari será o primeiro estádio de Várzea Grande e ficará pronto no final deste ano. 

Comente esta notícia