Cuiabá, 05 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
05 de Outubro de 2026

18 de Março de 2012, 18h:42 - A | A

CIDADES / SEM MANUTENÇÃO

Biblioteca Pública completa 100 anos e está desabando

Falta de manutenção adequada pode ter comprometido estrutura do prédio histórico

THIAGO ITACARAMBY



No dia 26 de março, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em anexo ao Palácio da Instrução, completará 100 anos de existência. O local foi criado para a dinamização e organização das bibliotecas públicas municipais. A data é um marco e deveria ser motivo de orgulho para todos mato-grossenses, mas infelizmente não há muito que comemorar.

 

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

No dia 22 de fevereiro houve o desabamento de parte da estrutura do segundo andar, interditando o acesso aos jardins. O motivo (a princípio) seria o excesso de chuva, que teria comprometido a estrutura da calha, provocando a queda. A área está isolada e aguarda a boa vontade da Secretaria de Cultura, sob João Malheiros, para dar início aos reparos. No local é possível encontrar ainda parte dos destroços, como tijolos e estrutura metálica.

   Sem manutenção, estrutura pode ruir por completo

 
A Biblioteca vive uma das piores crises de sua história. Segundo funcionários, no Palácio é comum encontrar rachaduras, vazamentos e até mesmo infiltrações nas paredes. Uma funcionária da secretaria de Estado de Cultura, que trabalha há anos no local, com medo de represálias, não quis se identificar, mas relatou que o prédio está sem manutenção e caindo aos pedaços.

 

O secretário-adjunto de Cultura do Estado, Oscemário Daltro, em entrevista por telefone ao RepórterMT, disse que todas as vistorias necessárias já foram feitas no local. Segundo ele, a deterioração do prédio se deve apenas ao fato de ser um edifício antigo. “É um desgaste natural não vejo nenhum problema. Lógico que se não houver a restauração ele cai”, disse o secretário-adjunto.

 

Sobre os investimentos previstos, o gestor informou a liberação de recursos para restauração do Museu Histórico, em frente da Praça da República. Em relação ao Palácio da Instrução, Daltro não quis comentar quando haverá uma restauração no local. mas cai em contradição, garantindo que não há falhas estruturais no prédio histórico.

O coordenador da Defesa Civil municipal, Oscar Amélito dos Santos, disse que o desabamento foi provocado por problemas na calha, que, com o volume da água rompeu toda a estrutura dos beirais das janelas. Ele criticou a estrutura dos beirais por se tratar de  peça decorativa, com pouca funcionalidade estrutural.

O coordenador da Defesa Civil disse que, a manutenção adequada do local, talvez pudesse ter impedido o acidente. Santos comentou que na mesma hora (do desabamento) solicitou a interdição da parte térrea, onde os visitantes fazem a leitura ao ar livre. Ele informou que todo o isolamento do prédio não é necessário, já que não expõe visitantes a riscos.

A inspeção técnica também contou com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vinculado ao Ministério da Cultura; do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.



    Telhado também corre risco de desabar


   Destroços do desabamento parcial ainda estão por toda parte


Centenário


O gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Ernesto Barbosa, informou que por conta do desabamento não haverá este mês a programação comemorativa do Centenário da Biblioteca. Ele disse que a programação será realizada no próximo mês de abril. A data está prevista para o dia 14 de abril. Está programado o Encontro dos Contadores de História do Centro-Oeste, que, na ocasião, será comemorado o Centenário.

 

Para comemorar em grande estilo, ou não, a Secretaria de Estado de Cultura abriu um concurso de seleção da Logomarca Comemorativa do Centenário da Biblioteca, valorizando propostas que venham a caracterizar e identificar visualmente a Instituição. Foi idealizada uma proposta da logo, cujo o slogan é “Um Século de Cultura”. Além disso, será lançado um selo comemorativo dos Correios.


A Biblioteca

A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 26 de março de 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques. Leva o nome do notável escritor e historiador e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça. Tem como missão reunir e preservar o patrimônio literário e cultural, a memória do Estado e apoiar o ensino, oportunizando o acesso ao livro e a leitura. Além do seu acervo de aproximadamente 90 mil livros distribuídos em acervos didáticos, de literatura regional e outros, uma sala especialmente dedicada às obras raras de Mato Grosso. É a maior Biblioteca Pública do Estado, que coordena todas as outras bibliotecas públicas municipais do Estado.

 

 

Comente esta notícia