LEANDRO MAIA
DO REPÓRTER MT
O nosso corpo funciona como uma engrenagem em que cada "peça" é importante para o desenvolvimento saudável. Em entrevista ao Repórter MT, o nutricionista Danilo Macena (Balu) afirmou que o consumo de gorduras é necessário para a produção adequada de hormônios.
Ele explica que a gordura é muito importante para o equilíbrio hormonal e produção de células e testosterona células. Além disso, algumas vitaminas só são absorvidas com um determinado percentual de gordura no corpo a exemplo das vitaminas A, E, D e K.
Porém, o nutricionista alerta que é preciso ter cuidado. Segundo o profissional, muitas pessoas fazem dieta por conta própria e consomem muita gordura exagerando no óleo de coco e gordura de porco. Mas, "não é isso", segundo Balu.
Consumir gordura é, sim, importante para a produção de hormônios, porém, não em excesso. O exagero pode fazer com que o paciente ganhe mais calorias e acumule mais gordura no tecido adiposo. Entretanto, o consumo em quantidade exata pode ser feito com acompanhamento nutricional.
O baixo consumo de gordura também é um problema
"Se você consome pouquíssima gordura, você pode ter um déficit de testosterona, você pode ter uma produção menor de células e, isso, vai acarretar bioquimicamente falando organismo".
A consequência
Alteração do seu cortisol, que é o hormônio do estresse, além de fazer transporte de outros hormônios de forma errada. "A gordura também importante na dieta", definiu.
Não se engane
Muitas pessoas, com a ideia de que é preciso comer gordura, seguem direto para o baco e acabam exagerando na gordura de porca e óleo de coco. Porém, ele explica que é importante ter um acompanhamento nutricional.
Veja a entrevista e confira os alimentos ricos em gorduras que fazem bem para a saúde: