facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

30 de Agosto de 2013, 08h:32 - A | A

VARIEDADES / BELEZA

Trocas inteligentes de alimentos podem dar aquela turbinada na dieta

Pão integral em vez do branco sacia a fome; o suco de uva é mais benéfico que o de laranja; lombo é mais saudável que pernil. Siga as dicas.

EGO



Você quer beber alguma coisa gostosa. Daí pensa: fazer um suco vai dar o maior trabalho, e acaba optando pelo refrigerante bem ali na porta da geladeira. Só que a preguiça só contribui para o aumento de peso e das temidas gorduras localizadas, além de pesar na consciência. Quem está em busca de saúde, no entanto, não precisa seguir uma dieta radical. É o que garante uma pesquisa feita pela Universidade de East Anglia (EUA), que comprova que, para entrar em forma , não são necessários sacrifícios. Mas trocas inteligentes.

Na prática, isso significa cortar do cardápio alimentos como bolos, queijos gordurosos, salgadinhos industrializados, fast food e fazer combinações inteligentes durante as refeições. Trocar o leite e iogurtes integrais por versões de baixa caloria, por exemplo, pode ser uma alternativa para quem sonha eliminar a barriguinha e, de quebra, controlar o colesterol.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

O nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, em São Paulo, diz que substituir os alimentos pode garantir melhores resultados na balança. "O ideal é trocar alguns alimentos por outros similares menos calóricos. Mas essas trocas devem ser feitas sob orientação e muito bem equilibradas, para não comprometer a saúde”, explica o médico, que ressalta: "A reeducação é a melhor saída para quem quer emagrecer, e não as dietas da moda. Essas dietas muito restritivas só causam sofrimento e fome, proporcionando a perda de massa magra e o efeito sanfona".

Veja abaixo uma tabela de substituições que pode fazer muito bem ao seu dia a dia.

Pão branco x pão integral

Na dúvida, opte pelo integral, pois é rico em fibras e aumenta a saciedade. “O alimento integral alimenta as bactérias que moram no intestino e, quando estão bem nutridas, elas fornecem mais propionato, uma substância que está relacionada aos níveis de gordura na circulação”, diz o nutrólogo.

Manteiga x margarina

A margarina recebe vantagem porque não é gerada de gordura animal e colesterol, por isso é a melhor opção para quem deseja perder peso com saúde.

Leite integral x desnatado

O leite desnatado garante a entrada do cálcio no organismo, o que é fundamental para os ossos. Já o integral é rico em gorduras e calorias.

 

Biscoitos recheados x integrais

Faça uma troca saudável escolhendo o biscoito integral, que contém menos açúcar, menos gordura e mais fibras em relação aos biscoitos recheados e amanteigados.

Arroz branco x arroz integral

O arroz integral é aliado do coração, pois o seu consumo diminui os riscos de inflamação das artérias e de desenvolver doenças cardiovasculares, além de melhorar a circulação do sangue.

Legumes in natura x enlatados

Os legumes in natura são mais saborosos e possuem menos sódio, boa alternativa para quem se preocupa com a pressão arterial e retenção de líquidos.

Pernil x lombo

O lombo tende a ser mais magro que o pernil. “Para consumir a carne, limpe bem a peça antes de cozinhá-la e retire toda a gordura aparente”, sugere o nutrólogo.

 

A pele deve ser retirada antes do cozimento, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.

Suco de laranja x suco de uva

Opte pelo suco de uva, pois na casca da fruta contém o resveratrol, que atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante.

Salada de frutas x tortinhas

Fuja dessas tortinhas, pois a sua massa contém muita manteiga e açúcar. Opte por uma salada de fruta como sobremesa que é muito mais saudável.

Comente esta notícia