UOL
Glória Pires ganhou o prêmio de melhor atriz no 28º Festival de Tóquio por interpretar a psiquiatra Nise da Silveira no filme "Nise - Coração da Loucura". O drama de Roberto Berliner também levou o principal troféu do evento, o Grand Prix de melhor filme.
No evento, Berliner destacou que a alagoana Nise (1905-1999) foi sua "heroína" e disse que ela não era muito conhecida quando começou a fazer o filme, há três anos. "Era minha responsabilidade mostrar a história dela para o mundo", disse ele.
>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp
O longa aborda um período de cerca de uma década no qual Nise é reintegrada ao serviço público e vai cuidar dos internos do Cento Psiquiátrico Pedro 2º, no Engenho de Dentro, no Rio. A partir dos anos de 1940, a médica propôs aos pacientes atividades lúdicas, como pintura e cuidados de animais domésticos. A proposta, recebida como atitude comunista pelos colegas, chocou as alas mais conservadoras da psiquiatria tradicional, que defendiam métodos como eletrochoque e lobotomia.
"Nise - Coração da Loucura" teve sua estréia internacional em Tóquio, e foi exibido em outubro no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O filme ainda não tem previsão de lançamento comercial.