facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 31 de Agosto de 2025
31 de Agosto de 2025

05 de Novembro de 2021, 09h:32 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Cresce em Cuiabá modalidade ciclismo turístico e gira a economia local

Andar de bicicleta além de ser benéfico para a saúde, melhora a autoestima, reduz o estresse a ansiedade e melhora o humor.

DA REDAÇÃO



Pedalar é uma ótima maneira para queimar calorias, tonificar os músculos, aumentar a resistência e se divertir. E aquele tipo de exercício que pode ser feito a qualquer hora, no deslocamento diário, na academia ou no lazer dos finais de semana. Andar de bicicleta além de ser benéfico para a saúde, melhora a autoestima, reduz o estresse a ansiedade e melhora o humor.

Aventurar por caminhos em buscas de experiências é a proposta tendo a bicicleta como principal veículo, depois de tanto tempo de distanciamento social obrigatório, o ideal e buscar lazer ativo em espaços longe dos grandes centros urbanos e junto a natureza.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

A região metropolitana de Cuiabá por exemplo é o lugar certo para este tipo de aventura pois une o ciclismo e o meio ambiente, aventuras ciclísticas, experiências sócio culturais e pedaladas por caminhos rurais.

A região do Cóxipo do Ouro, lugar que abriga um pequeno vilarejo é um dos pontos mais visitados aos finais de semana por centenas de homens e mulheres que ainda na madrugada saem com suas bikes para encontrar com o nascer do sol e deliciar com belas fotos que ficam registradas e exibidas em suas redes sociais, experiências únicas vividas por atletas de finais de semana, que ainda aproveitam para se deliciar com um bom banho no rio Cóxipo

Estrada de Santo Antônio de Leverger, que liga a capital Cuiabá ao município vizinho cada dia que se passa mais ciclistas são vistos pedalando em grupos de amigos.

O que muitos comerciantes não perceberam ainda e que esses grupos tem movimentado a economia local, ou seja na panificadora, no pequeno mercado em busca de garrafas d’água, isotônicos, barras de cereais. A cada local tiram fotos que circulam na internet e ajudam a divulgar aquela região para outros grupos de pedais que vão conhecer.  O ciclista é uma espécie de passarinho que por onde passa vai pulverizando e auxiliando no crescendo da economia e turismo local.

Acessar o patrimônio natural do cerrado brasileiro cheio de fauna e flora, pedalando é uma vivência única.

Falando em experiências contemplativas o patrimônio histórico cultural e outra beleza a parte como por exemplo a igrejinha da Nossa Senhora da Conceição na região dos Ribeirão dos Cocais sentido distrito do Capão Grande em Várzea Grande. O lugar e bem pequeno apenas uma rua, mas ao chegar lá sentimos uma sensação de paz e bem estar. Apenas um pequeno comércio com pouca estrutura que quando chega os grupos de ciclistas e um corre corre para atendê-los pois o comerciante sabe que aquele e o melhor movimento do dia para suas vendas.

Muitos lugares estão sendo descobertos por grupos de ciclistas por este Mato Grosso adentro, agora o que vale são os gestores apoiarem estes grupos que necessitam de segurança nas vias públicas, e apoio nestes lugares visitados.

Então como se percebe são inúmeros os motivos para colocar o ciclo turismo da região Metropolitana da grande Cuiabá no foco como uma alternativa para fomentar tanto a economia, formalizando um calendário e apoiando os grupos de pedais da cidade.

O internauta pode acompanhar mais sobre os passeios de grupos de bike pelo instagram; @deolhonopedal_mt   e ou @pedaldocachorrao

Comente esta notícia