Cuiabá, 30 de Janeiro de 2023
logo

02 de Novembro de 2014, 08h:00 - A | A

VARIEDADES / EM DESTAQUE

Brasil tem dois filmes na pré-lista do Oscar de Melhor Documentário

'This is not a ball', do artista plástico Vik Muniz é um dos concorrentes. 'Elena' foi produzido e dirigido pela atriz Petra Costa e também concorre.

G1
DA REDAÇÃO



A Academia de Hollywood anunciou na sexta-feira (31) que 134 produções estão no páreo para concorrer ao Oscar de Melhor Documentário na 87ª edição da cerimônia, marcada para o próximo dia 22 de fevereiro.

O Brasil está representado na lista por dois filmes: "This is not a ball", do artista plástico Vik Muniz, e "Elena", produzido e dirigido pela atriz Petra Costa.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

O documentário de Muniz foi produzido para a TV americana, e, especialmente para o filme, o brasileiro criou uma imensa obra de arte usando 20 mil bolas de futebol no estádio Azteca, no México, e depois em um campo na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Por sua vez, "Elena", produzido em 2012, é um documentário baseado na vida da atriz Elena Andrade, irmã mais velha de Petra. A ideia para o filme surgiu quando a cineasta encontrou um diário da irmã, morta em 1990. A jornada é permeada pela emoções e impressões das personagens.

“O filme trata sobre a minha busca pela memória e sobre a minha emancipação nessa busca. Acaba sendo um pouco uma homenagem, sim, mas é mais um filme sobre a minha trajetória, sobre a da minha mãe e sobre a da minha irmã. É também um filme que mostra as emoções do período de transição entre a adolescência e a vida adulta”, disse Petra em entrevista ao G1 durante o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2012.

A lista com 134 documentários ficará reduzida a 15 finalistas, cujos nomes serão divulgados em dezembro e que finalmente disputarão as indicações ao Oscar.

Comente esta notícia