Cuiabá, 01 de Fevereiro de 2023
logo

02 de Janeiro de 2023, 19h:00 - A | A

RICO COM CAMILA / CAMILA ROSSI EXPLICA

Ano novo: hora de organizar as contas para "enxergar a cor do dinheiro" e prosperar

Especialista explica que é essencial saber a diferença entre custos fixos e custos variáveis

LORIANE VILLAR
DO REPÓRTER MT



Administrar uma empresa não é tarefa fácil. Diariamente, o empresário precisa lidar com diversas situações que exigem rapidez nas decisões para evitar que as finanças fiquem negativas ao final de cada mês.

Na coluna Rico com Camila, do Repórter MT, a especialista em finanças Camila Rossi explicou o que deve ser feito de diferente para sair da escassez e começar a ter lucro.

Segundo ela, o ideal é começar o ano organizando as contas para que, no final do mês de janeiro ou início de fevereiro, o empresário consiga “enxergar a cor do dinheiro”.

De acordo com Camila Rossi, a primeira coisa que o gestor precisa entender é o que são custos fixos e custos variáveis. “Custo variável é tudo aquilo que incide nas vendas do seu negócio, de produtos ou serviço. Por exemplo: a taxa da maquininha do cartão, o Simples Nacional, a comissão do seu colaborador; pra que possa vender com uma margem de lucratividade”, explicou.

“Fixo é tudo que você precisa pagar sem incidir nas vendas, como por exemplo o aluguel. Vendeu ou não vendeu, você precisa pagar. Folha de pagamento também é fixo”, concluiu ela.

A especialista destaca que é muito importante saber fazer essa separação, pois se o empresário não souber o real valor da variável incidente em cada produto ou serviço vendido, esta pode ser a causa do negócio “estar no vermelho”.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia