Cuiabá, 08 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
08 de Outubro de 2026

13 de Setembro de 2012, 15h:32 - A | A

POLÍTICA / MORDAÇA DE CAMPANHA

"Mauro dá tiro no pé ao tentar calar sites e jornal", diz Eder Moraes

O empresário, através de seu advogado, entrou na Justiça com queixa-crime contra o ex-secretário e contra os sites MidiaNews, 24HorasNews e o jornal Folha do Estado

DA REDAÇÃO



O ex-secretário Eder Moraes avaliou como um tiro no pé a atitude do candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) entrar com uma queixa-crime contra ele e contra veículos de comunicação que publicaram suas declarações de campanha. O ex-secretário assumiu "as rédeas" da campanha do petista Lúdio Cabral no mês passado e, de lá para cá, os embates ganharam mais "pimenta". 

Na semana passada o site MidiaNews publicou entrevista com Eder Moraes, na qual o ex-secretário da Secopa, tece duras críticas ao empresário. Na entrevista, o ex-secretário chamou Mauro de ator. "O Mauro não é um bom moço; ele é um excelente ator", foi a manchete da entrevista. 

Apesar de o veículo ter publicado matéria, em seguida, com a resposta de Mendes, o advogado
do empresário entendeu que não houve "direito de resposta".


Já o site 24HorasNews foi acionado pela publicação de reportagem intitulada "Mauro Mendes está delirando e com febre alta". A declaração também é de Eder Moraes. Já a Folha do Estado, publicou matéria em que Eder afirma: "Mauro usa de ataques rasteiros, arrogância e mentiras” para atacar Lúdio Cabral. Para o advogado de Mendes, os veículos tentaram, junto com Eder, ofender a dignidade e ferir o íntimo do empresário candidato. 
 

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

O advogado José Antônio Rosa, que representa o empresário na ação, pede que a Justiça condene Eder por injúria, calúnia e difamação, além de indenização de R$ 200 mil e pede  que os sites MidiaNews e 24horasNews, além do jornal Folha do Estado excluam as matérias, tidas por ele como caluniosas.  


"É inegável o intento do representado em injuriar o representante, ofendendo-lhe a dignidade em seu âmago, ferindo o íntimo com as palavras e imputações falsas, inexpressíveis em sua plenitude”, afirma o advogado em um trecho de seu pedido à Justiça.


Para Eder Moraes, a reação do empresário, através de seu advogado é um erro de estratégia, em que Mendes pode acabar se enterrando. "É uma atitude prepotente e autoritária; quanto ao que eu disse, reafirmo tudo, apenas fiz valer meu direito de expressão e opinião. A imprensa precisa reagir. Do contrário, daqui a pouco, ninguém poderá mais abrir a boca para falar nada".


Eder também avalia que o empresário e foi induzido a erro pela assessoria jurídica e rebateu o  advogado, lembrando que o mesmo chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2009, durante a Operação Pacenas, que investigava irregularidades no PAC. Na época, Rosa era procurador-geral de Cuiabá, passando também pela presidência da Sanecap. 


Outro lado: A assessoria de Mauro Mendes informou que o candidato não vai comentar as declarações de Eder, já que este não faria parte do processo. Mauro diz que quer manter o debate somente no campo das ideais. 


Clique para ver a queixa

 

Comente esta notícia

Ricardo 13/09/2012

o pior é saber que no próximo pleito, todos serão os melhores amigos. Como sempre é na política brasileira.

positivo
0
negativo
0

Suzy 13/09/2012

Esse eder tbem nao é flor q se cheire, mas to achando ótimo as atitudes dele pq mostram o caráter desse mauro.

positivo
0
negativo
0

romarito 13/09/2012

Certo Mauro, as acusações tem que ser feita pelo candidato ludio,. como o Eder não é candidato tem que responder na justiça realmente, assim como sites, jornais, tvs, radios que diferenciarem as midias, ele esta correto tem que exigir o direto de respostas nas mesmas condições.

positivo
0
negativo
0

3 comentários