FRANCISCO BORGES
DA REPORTAGEM
O peemedebista Emanuel Pinheiro tomou posse como prefeito de Cuiabá, na noite deste domingo (1º), em solenidade no Centro de Eventos do Pantanal, onde recebeu a faixa de chefe do Palácio Alencastro das mãos de Mauro Mendes (PSB), que deixa o comando do Executivo.
Emanuel será o 30º gestor a comandar a Capital. Com Niuan Ribeiro (PTB) como vice, ele foi eleito com 157.877 mil votos, no segundo turno, quando derrotou Wilson Santos (PSDB).
Pouco antes da posse, Emanuel disse à imprensa que sua principal ação no Palácio Alencastro será "travar uma guerra implacável para humanizar a Saúde Pública".
O peemedebista disse ter a certeza de que vai encontrar as contas da Prefeitura com saldo positivo, como anunciou o ex-prefeito Mauro Mendes, e declarou que espera do Governo do Estado, que apoiou a candidatura de seu adversário, uma "relação republicana e de amor por Cuiabá".
Emanuel assume já com seu secretariado definido. Os últimos cinco secretários, dos 18 titulares do 1º escalão, foram anunciados na última semana.
Ao , o novo prefeito disse que seu primeiro ato no comando do Executivo será fazer uma auditoria geral em todos os contratos do Palácio Alencastro. E determinar medidas para contenção de despesas - que deve devem resultar no corte de 30% no número de comissionados, pessoas que ocupam cargos de confiança no staff.
Perfil
Com 51 anos de idade, o cuiabano Emanuel é filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Maria Helena de Freitas Pinheiro.
Ele tem vocação política herdada dopai, que foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal. Ele foi assassinado no auge de sua carreira em 1974.
Casado com Márcia Khun, desde 1993, Emanuel tem dois filhos: Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Elvis Kuhn Pinheiro.
O novo prefeito iniciou sua carreira política aos 23 anos, como vereador de Cuiabá, em 1988, quando obteve 1.043 votos.
Com 29 anos, foi eleito deputado estadual em 1994 e reeleito para o cargo em 1998.
Aos 38 anos, foi professor de direito constitucional em uma universidade de Cuiabá.
Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Em 2010 e 2014, foi eleito deputado estadual.
"Quintal cuiabano"
Além da cerimônia religiosa, conduzida por representantes da Renovação Carismática da Igreja Católica e representantes da evangélica Assembleia de Deus, também chamaram a atenção os detalhes da comemoração, que teve decoração com cenografia típica, lembrando a margem do rio Cuiabá, que foi onde a cidade nasceu, há quase 300 anos.
O cardápio da festa foi o tradicional “chá com bolo”, com quitutes como bolo de arroz, bolo de queijo, bananinha frita, chá, café e suco de cajú.
A animação musical ficou por conta do ritmo rasqueado e o comando da festa a cargo da Comadre Pitú, famoso humorista cuiabano.