DA REDAÇÃO
Tem início nesta segunda-feira (18), a série de depoimentos de testemunhas que podem ‘salvar’, ou complicar ainda mais a situação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), assim como seus ex-secretários de Estado, Marcel de Cursi e Pedro Nadaf, todos presos há quatro meses, além de outros três que também são réus no processo originado pelas investigações da Operação Sodoma, que apura um suposto esquema de concessão de benefícios fiscais em troca de propinas.
Entre as testemunhas de Silval, estariam o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), o senador Wellington Fagundes (PR), o deputado federal Fábio Garcia (PSB), os deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PR) e Romoaldo Junior (PMDB).
Nesta primeira audiência, devem ser ouvidos os delatores do esquema de desvios: o empresário João Batista Rosa, dono do Grupo Tractor Parts, e os empresários do ramo de factoring, Frederico Muller Coutinho e Filinto Müller Coutinho. Além deles, outras oito testemunhas estão listadas.
TESTEMUNHAS ILUSTRES
Para tentar se livrar das acusações dos quais é réu na 7ª Vara Criminal, o ex-governador Silval Barbosa convidou um grupo seleto de políticos, empresários e ex-secretários de Estado para testemunharem em seu favor. Entre eles estariam o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), o senador Wellington Fagundes (PR), o deputado federal Fábio Garcia (PSB), os deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PR) e Romoaldo Junior (PMDB), o diretor da TV Centro América, Zilmar Melatte, além do presidente da Fecomércio, Paulo Gasparotto, e os ex-secretários de Fazenda, Edmilson José dos Santos e Alan Zanatta, que comandava a pasta de Indústria e Comércio.
Os demais réus também teriam arrolado outros figurões como testemunhas. Na lista do ex-secretário de Indústria Comércio e Casa Civil, Pedro Nadaf, estaria o senador Blairo Maggi, assim como o filho dele, André Souza Maggi.
Na lista do ex-secretário de Indústria Comércio e Casa Civil, Pedro Nadaf, estaria o senador Blairo Maggi, assim como o filho dele, André Souza Maggi.
Também se destaca na lista de depoimentos o nome do secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, que foi arrolado como testemunha pelo ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio César Corrêa. Ao todo serão ouvidas mais 50 pessoas, convocadas tanto pelas defesas quanto pela acusação.
As audiências estão agendadas para os dias 18, 19,20 e 29 de janeiro e para 01 de fevereiro, quando todos serão ouvidos pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda.
Na lista de réus também estão o ex-procurador do Estado, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o “Chico Lima”, o ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Sílvio César Correa de Araújo, e a ex-assessora de Pedro Nadaf, Karla Cecília de Oliveira Cintra.
Os acusados serão os últimos a serem ouvidos pela Justiça. Os depoimentos são previstos para o dia 1º de fevereiro.
Os acusados serão os últimos a serem ouvidos pela Justiça. Os depoimentos são previstos para o dia 1º de fevereiro.
FORO PRIVILEGIADO
Por serem privilegiados pelo benefício do foro, os políticos que exercem cargos de deputado, senador e governador, podem agendar a data de seus depoimentos junto ao Poder Judiciário, ou até mesmo recusar serem ouvidos como testemunha. No caso do governador de Goiás também pode testemunhar por meio de carta precatória, já que não possui residência em Mato Grosso.
AS OITIVAS
Na segunda oitiva, devem ser ouvidas as testemunhas: Marcos Moises Nadaf, Lenes Monteiro de Oliveira, Omar Benedito Maluf, Lourival Lopes Gonçalves, Calixto Cassimiro da Mata Junior, Gustavo Michels Bongiolo, Eduardo Durans, Marcos Amorim da Silva, Ademir Santarém Gomes, André Souza Maggi, Jamil Nadaf de Mello.
Na terceira audiência, a juíza Selma Arruda irá ouvir o ex-secretário de Indústria e Comércio, Alan Fábio Prado Zanatta, o ex-governador do Mato Grosso do Sul, André Puccineli, André Dorilêo, Hermes Martins da Cunha, Andréia Andolpho de Moraes, Paulo Sérgio Ribeiro, Jonas Alves de Souza, Manoel Gomes da Silva, o diretor da TV Centro América, Zilmar Melatte, Paulo Gasparotto, o ex-secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos e Keite Agnes Guimarães Rosa.
No dia 29 de janeiro, serão ouvidos Valéria Cristina da Cunha Cintra, Jonil Vital Souza, Lucas Elmo Pinheiro Filho, Laerte Santana, Maron Emile Abi Abib, Eduardo Mota Menezes, Emília Martins da Cruz Knopp Fonseca e Roberto Peron.
Os últimos acusados a prestar esclarecimentos serão os réus Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, ex-procurador do Estado, Sílvio César Correa de Araújo, ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa e Karla Cecília de Oliveira Cintra, ex-assessora de Pedro Nadaf.
VEJA LISTA COMPLETA DE TESTEMUNHAS
DIA 18 DE JANEIRO
01 – João Batista Rosa
02 – Frederico Coutinho Muller
03 – Filinto Muller
04– Cibele de Aguiar Bojikian
05 – Ariadina Araujo da Costa
06– Geiziane Rodrigues Antelo
07 – Marcos Flávio de Oliveira
08 – Narjara de Bairros (comum à defesa de Francisco)
09 – Terezinha de Jesus Souza Coelho
10 – Florindo José Gonçalves
18 DE JANEIRO
01 – Marcos Moises Nadaf :
02 – Lenes Monteiro de Oliveira
03 – Omar Benedito Maluf
04 – Lourival Lopes Gonçalves
05 – Calixto Cassimiro da Mata Junior
06 – Gustavo Michels Bongiolo
07 – Eduardo Durans
08 – Marcos Amorim da Silva
09 – Ademir Santarem Gomes
10 – André Souza Maggi
11 – Jamil Nadaf de Mello
19 DE JANEIRO
01 – Alan Fábio Prado Zanatta
02 – André Puccineli
03 - André Dorilêo
04 – Hermes Martins da Cunha
05 – Andréia Andolpho de Moraes
06 – Paulo Sérgio Ribeiro
07 – Jonas Alves de Souza
08 – Manoel Gomes da Silva
09 – Zilmar Melatte
10 – Paulo Gasparotto
11 – Edmilson José dos Santos
12 – Keite Agnes Guimarães Rosa
29 DE JANEIRO
01 – Valéria Cristina da Cunha Cintra
02 – Jonil Vital Souza
03 – Lucas Elmo Pinheiro Filho
04 – Laerte Santana
05 – Maron Emile Abi Abib
06 - Eduardo Mota Menezes
07 – Emília Martins da Cruz Knopp Fonseca
08 – Roberto Peron
1º DE FEVEREIRO
01 - Silval da Cunha Barbosa
02 – Pedro Jamil Nadaf
03 – Marcel Souza de Cursi
04 – Francisco Gomes de Andrade Lima Filho
05 - Silvio Cezar Correa Araújo
06 – Karla Cecília de Oliveira Cintra