DA REDAÇÃO
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) recebeu nesta terça-feira (19), dois veículos de tecnologia embarcada no valor de R$ 6 milhões adquiridos por convênio com a Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.
Os automóveis serão utilizados como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel durante os jogos da Copa do Mundo, em Cuiabá. Oitenta e cinco servidores do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) já foram capacitados para operar os carros com tecnologia embarcada.
Os veículos são formados por equipamentos de informática e radiocomunicação, software, câmeras, monitores, entre outras tecnologias que serão capazes de realizar atividades de comando em controle em áreas específicas de interesse operacional, bem como substituir o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, no caso de indisponibilidade.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, os automóveis serão utilizados antes, durante e pós Copa do Mundo 2014. “O evento Copa do Mundo trouxe a tecnologia para a Segurança Pública e esses veículos poderão ser utilizados em grandes eventos antes, durante e pós os jogos mundiais de 2014, como também em operações na fronteira e outros grandes eventos que acontecem em Mato Grosso, como shows e exposições agropecuárias”, explicou Bustamante.