facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

20 de Novembro de 2013, 16h:23 - A | A

POLÍTICA / MAIS GREVE

Servidores da SAD, Seplan, Sefaz e AGE podem parar atividades

Categoria pede que Lei de Reestruturação de carreira seja cumprida, além da recomposição salarial

TITA MARA TEIXEIRA
DA REDAÇÃO



Os servidores da Área Instrumental do Governo podem entrar em greve esta semana. O indicativo de greve foi aprovado pelo sindicato da categoria (Sinpaig/MT) ,que já notificou o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de que a paralização pode ocorrer a qualquer momento, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Os servidores pedem que a legislação que define a nova estruturação da carreira seja cumprida, além de recomposição salarial, com ganho real de 10%. A Lei de Carreira nº. 9.781, foi publicada no Diário Oficial do dia 17 de julho de 2012 e versa sobre o aproveitamento por tempo de serviço prestado ao Estado e outras esferas do serviço de Mato Grosso.

O presidente do Sinpaig/MT, Edmundo César, informou que as negociações estão avançando, porém ainda não conseguiu chegar a um acordo quanto ao índice de ganho.  O secretário de Administração, Francisco Faiad, solicitou um prazo até quinta-feira (21) para que seja feito um estudo de impacto financeiro e a viabilidade de implantar o índice ainda em 2013. . 

O secretário Faiad afirmou ao RepórterMT, que as negociações com o sindicato estão bastante avançadas, e que aguarda a aprovação da Lei pela Assembleia Legislativa para que seja cumprida.

Cerca de 1.570 servidores compõem a Área Instrumental do Governo, que atuam em todas as secretarias do Estado, sendo sua maioria na Sefaz, SAD, AGE e Seplan. No último concurso realizado em 2009, outros 500 servidores ingressaram na carreira, que existe desde 2001.

Somente neste ano, pelo menos cinco categorias entraram em greve no Estado em busca de melhores condições de trabalho. Dentre elas, a dos agentes prisionais, em julho, os profissionais da educação, em Agosto, os bancários, em setembro, os trabalhadores dos Correios durante o mesmo mês.

Comente esta notícia