facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Janeiro de 2025
13 de Janeiro de 2025

30 de Setembro de 2015, 14h:47 - A | A

POLÍTICA / EX-PREFEITO CASSADO

Ribeiro vai à Justiça para voltar ao comando de Santo Antônio

Ex-prefeito nega que tenha deixado de conceder informações e documentos importantes de sua gestão ao Legislativo do município.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O ex-prefeito de Santo Antonio de Leverger, Valdir Ribeiro (PT) - que teve o mandato cassado por 10 votos dos 11 vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (28) – emitiu nota de esclarecimento, na qual rebate as acusações de que à Prefeitura não cumpriu os mais de 130 requerimentos enviados pela Câmara desde o início do ano passado até abril de 2015. Ele promete recorrer ao Judiciário para retomar o cargo. 

“Jamais deixei de atender as solicitações do Poder Legislativo, tanto que, disponibilizei aos vereadores acesso a toda e quaisquer informações da municipalidade", argumenta o ex-prefeito.

 

Ribeiro também nega que tenha deixado de conceder informações e documentos importantes de sua gestão. “Jamais deixei de atender as solicitações do Poder Legislativo, tanto que, disponibilizei aos vereadores acesso a toda e quaisquer informações da municipalidade. Desde o início de meu mandato tenho me pautado no cumprimento da Lei Orgânica do Município e em toda a legislação que rege a administração pública”, garante o texto.

O mais novo ex-prefeito cassado de Mato Grosso argumenta ainda que não há fatos importantes para o afastamento. “Não vejo motivo tão relevante para a tomada de uma medida extrema, que é a cassação de um mandato outorgado por mais de 55% da população de nosso município (6.482 votos)”. 

"Aguardo com tranquilidade ser notificado da decisão para apresentar minhas razões e propor os recursos cabíveis perante o Poder Judiciário local ou às instâncias superiores, caso seja necessário. Confio na Justiça e na coerência do povo de Santo Antônio de Leverger”, encerra a nota.

 

Para voltar ao comando de Santo Antônio, o petista promete buscar a Justiça. “Aguardo com tranquilidade ser notificado da decisão para apresentar minhas razões e propor os recursos cabíveis perante o Poder Judiciário local ou às instâncias superiores, caso seja necessário. Confio na Justiça e na coerência do povo de Santo Antônio de Leverger”, encerra a nota.

O vice-prefeito, Valdirzinho do Posto (PROS), deve assumir o comando da cidade, mas só nesta quinta-feira (1°), depois que a decisão for publicada no Diário Oficial do município.

Valdir Ribeiro não esteve na sessão, que cassou seu mandato, e por isso perdeu o prazo legal (duas horas após a decisão) para recorrer da decisão. “Ele vinha escondendo as informações do Legislativo há um ano, por isso protocolei a denúncia na Câmara e foi acatada por unanimidade, os trâmites transcorreram normalmente, o prefeito teve a oportunidade do contraditório e de  ser ouvido, se defender e hoje (28) a Câmara colocou em votação e ele foi cassado”, apontou o vereador Adelmar Galio (PROS).

Ainda de acordo com o vereador, a omissão do prefeito quanto às informações, foi prática comum na gestão do petista e uma prova disso foram os mandados de busca e apreensão feitos pela Delegacia Fazendária (Defaz), na prefeitura e na residência de Valdir Ribeiro, ocorridos no início de setembro.

O vereador Marcos Felipe (PDT) foi o único se absteve na votação. Ele foi secretário de Serviços Públicos  da administração de Ribeiro.

 

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

Referente às matérias veiculadas pela imprensa, sobre a decisão da Câmara Municipal que na noite desta segunda-feira, 28 de setembro, cassamos meu mandato de Prefeito de Santo Antônio de Leverger, venho a público esclarecer:

1-     Que jamais deixei de atender as solicitações do Poder Legislativo, tanto que, disponibilizei aos vereadores acesso a toda e quaisquer informações da municipalidade;

2- Desde o início de meu mandato tenho me pautado no cumprimento da Lei Orgânica do Município e em toda a legislação que rege a administração pública;

3- Não vejo motivo tão relevante para a tomada de uma medida extrema, que é a cassação de um mandato outorgado por mais de 55% da população de nosso município (6.482 votos);

4- A população sabe que tenho conduzido o mandato a mim confiado sem me submeter a interesses outros que não representam aos anseios da municipalidade;

5- Tenho convicção de estar fazendo o melhor para a cidade e seus moradores, com ética e transparência, sempre zelando pela correta aplicação dos recursos públicos;

6- Aguardo com tranquilidade ser notificado da decisão para apresentar minhas razões e propor os recursos cabíveis perante o Poder Judiciário local ou as instâncias superiores, caso seja necessário;

7- Confio na justiça e na coerência do povo de Santo Antônio de Leverger.

 

                                Valdir Ribeiro – Prefeito Municipal

 

 Santo Antônio de Leverger, 30 de Setembro de 2015.

 

 

Comente esta notícia