facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

19 de Março de 2015, 21h:48 - A | A

POLÍTICA / CONEXÃO PAIAGUÁS

PR isola Savi e cola em Taques: 'já somos governistas', diz deputado

Partido, acostumado a só ser governista, senta com Taques no ínício da semana e "enterra" oposição

PAULO COELHO
DA REDAÇÃO



O Palácio Paiaguás vai jogar todas as suas fichas para cooptar o apoio do Partido da República (PR) para compor a base de sustentação do governo Pedro Taques (PDT).

Está marcada para a próxima terça-feira (24), uma reunião entre o chefe da Casa Civil, Paulo Taques, o líder governista no legislativo, Wilson Santos (PSDB)  e os cinco deputados republicano:  Mauro Savi, Emanuel Pinheiro, Sebastião Rezende, Ondanir Bortolini, o Nininho, e Wagner Ramos.

Taques quer arrematar aquilo que já está desenhado: a maior parte da bancada do PR já está na ‘cozinha’ do novo governador, embora tendo sido rivais nas urnas no pleito do ano passado.

Dos cinco, o “rebelde” com a causa governista é Mauro Savi que, mesmo tendo sido o campeão de votos na disputa pela reeleição em 20014 (com pouco mais de 55 mil votos), foi rejeitado, na eleição da Mesa Diretora da Assembleia, pelo governador Pedro Taques e sua tropa de choque que, excluiu o republicano da disputa, isolando-o ao ponto de obrigá-lo a desistir  de concorrer ao cargo de primeiro secretário, função que exercia na legislatura passada.

 

“O fato de estarmos já nesse blocão, já é um sinal de que estaremos juntos na base do governo”, adiantou o deputado Nininho

Ferido, Savi prometeu oposição a Taques, mas novamente ficou isolado dentro do PR, já que seus  correligionários “mergulharam” na base aliada logo no início da gestão do pedetista.

Destaque para Nininho que, com as ‘bênçãos’ do governador, se tornou o primeiro-secretário (ordenador de despesas) da Assembleia e que, juntamente com o presidente Guilherme Maluf (PSDB),  gerenciam um orçamento mensal de R$ 34 milhões.

Outro sinal de que o PR já é governista, está na composição do “blocão”, formado internamente pela liderança do governo no legislativo, para discutir a distribuição proporcional das Comissões Permanentes da Casa de Leis.

Assim, o grande e majoritário bloco formou-se com os republicanos e outros  nove parlamentares, totalizando 14 deputados, frente aos 10 do outro grupo formado.

“O fato de estarmos já nesse blocão, já é um sinal de que estaremos juntos na base do governo”, adiantou o deputado Nininho.

Para Wagner Ramos, mesmo Mauro Savi sendo a principal dificuldade para essa adesão oficial à base governista, “ele já está bem mais flexível  e aceitou dialogar com o governo”.  

Conforme o líder do governo na Assembleia, Wilson Santos, “nossa base ficará com algo próximo de 20 deputados”. Se essa previsão se consolidar, apenas o PSD, com seus três deputados Janaina Riva, José Domingos Fraga, Gilmar Fábris e José Carlos do Pátio, do Solidariedade, ficariam fora do grupo situacionista, ao menos por enquanto.

Comente esta notícia

Rafael De Jesus Liberman 20/03/2015

Engraçado este PR, o Líder do Governo Wilsom Santos descendo o pau no Blairo Maggi, líder maior do PR, e os deputados baixando a cabeça pro governo! Não ví um deputado do PR sequer sair em defesa de Blairo Maggi! Quando estavam no poder, só faltava se suicidar por Blairo! Como diria o grande filósofo Percival Muniz : " Este PR é um bando de caititus! "

positivo
0
negativo
0

Alexandre 20/03/2015

Emanuel pinheiro vendeu o PR por 10,00 ele entrou para o bocão, se eu fosse o Mauro Savi abandonava o barco, só decepçao com WF, nininho e agora com pinheiro. Isso é humilhar o partido, quem nao se respeita, nao merece ser respeitado. patrolaram o PR agora querem ser amiguinhos. Politica é negociaçao e nao imposiçao pela força que é exatamente o que o governo está fazendo...

positivo
0
negativo
0

2 comentários