facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

18 de Abril de 2014, 13h:10 - A | A

POLÍTICA / AMEAÇADO DE CASSAÇÃO

Para analista, caso João Emanuel pode comprometer todos os colegas de partido

João Edisom acredita que a situação do ex-presidente da Câmara de Cuiabá é muito delicada e coloca em risco o PSD nesta eleições de outubro.

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



“O João Emanuel (PSD) está jogando todo mundo do partido na mesma vala” é essa a avaliação do analista político João Edisom de Souza. 

Em entrevista ao RepórterMT, nesta quinta-feira (17), João Edisom acredita que a situação do ex-presidente da Câmara de Cuiabá é muito delicada e coloca em risco o PSD nesta eleições de outubro.

Para ele, João Emanuel já deveria ter saído de cena, já que a cassação do seu mandato é inevitável. “João Emanuel puxa o partido inteiro para baixo ao tentar postergar a sua permanência na Câmara”, comentou. 

João Edisom também aproveitou a entrevista para criticar a defesa de João Emanuel ao recorrer ao Judiciário. “Não gosto da influência de outro poder em um caso como esse”, observou. 

O analista acredita que quanto mais tempo a situação não se define, João Emanuel, que tenta de todas as formas evitar sua cassação, deixa o PSD numa situação desconfortável. 

Mas faz uma observação sobre a candidatura da esposa dele para candidata a deputada estadual. O cientista político não crê que esse cenário protagonizado por João Emanuel possa prejudicar Janaína Riva. “Ela ganha sem precisar de votos de Cuiabá e Várzea Grande”, observou. 

Para João Edisom, a influência do pai, deputado estadual José Riva, no Estado é suficiente para que ela vença a eleição. 

João Emanuel conseguiu, por enquanto, se safar da cassação na última terça-feira (15) por causa de uma decisão da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro que reconsiderou o pedido da defesa ao colocar que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar não havia entregado o vídeo em que o vereador aparece explicando como fraudar uma licitação na Câmara. 

Mas essa suspensão temporária da sessão de votação de cassação do mandato de João Emanuel não muda o seu destino. A maioria dos vereadores deve votar pela sua cassação e isso deve acontecer ainda neste mês de abril.

Comente esta notícia