Cuiabá, 31 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
31 de Outubro de 2026

16 de Fevereiro de 2016, 16h:22 - A | A

POLÍTICA / "SÓ ROWLES"

Lobista diz na CPI da Copa que deputados 'pediram favores' e isenta quem está preso

Mesmo não prestando depoimento, Rowles Magalhães, que conseguiu HC na Justiça para deixar de "falar a verdade", concedeu entrevista à imprensa, antes de deixar a Assembleia, no início da tarde desta terça-feira (16)

Reprodução

vlt rowles

PAULO COELHO
DA REPORTAGEM



 O depoimento à CPI das Obras da Copa, na manhã desta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa, não existiu, mas o o lobista Rowles Magalhães à  imprensa disse que “deputados” o procuraram para “pedir favores”. Ele, porém não citou nome de qualquer parlamentar. “Não vou citar nomes, mas uns talvez nem sejam mais deputados”, desconversou.

Depois de ter seu depoimento dispensado, por força de um Habeas Corpus, que a defesa jurídica dele conseguiu na Justiça, proibindo a CPI de mandar prendê-lo em caso de

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Rowles chamou de “mentira” a informação de que ele tenha denunciado um esquema de propina de R$ 80 milhões no processo de licitação do VLT

“desobedecer a ordem de somente dizer a verdade”,  Rowles afirmou aos jornalistas, porém, que o ex-governador Silval Barbosa, o ex-deputado José Riva, o ex-secretário Eder Moraes  e o ex-secretário da Secopa, Maurício Guimarães, nunca pediram a ele “Um centavo sequer, diferente de outros deputados que me pediram ajuda para campanhas eleitorais, mas eu não ajudei”.

Na entrevista, Magalhães chamou de “mentira” a informação de que ele tenha denunciado um esquema de propina de R$ 80 milhões no processo de licitação do VLT [Veículo Leve Sobre Trilhos], tal como foi publicado no UOL [Portal de notícias] em agosto de 2012. “Nunca dei entrevista. O que houve foi uma conversa de bar, onde eu disse foi o que achei e acho até hoje, que o consórcio que ganhou a licitação tinha seus defeitos e seu problemas; eu disse que em no máximo seis meses a empresa iria quebrar e a Santa Bárbara quebrou em seis meses”, emendou.

Ao lobista o Habeas Corpus  deu o direito de não assinar o comprometimento de dizer a verdade e, assim,  sem correr o risco de ser preso por alguma desobediência.

O presidente da CPI, deputado Oscar Bezerra, diante do HC, preferiu dispensar o depoimento do lobista que, na última quis renunciar o benefício judicial e , então, prestar o depoimento, mas os membros da Comissão de Inquérito se reuniram e decidiriam meesmo pela dispensa do depoimento. Assim, a CPI, por meio da procuradoria da Casa de Leis, tentará derrubar o recurso de Rowles e depois, nais uma vez convocar o lobista.  

“Por meio eu já prestaria agora meu depoimento, mas estarei sempre pronto”, disse, alegando que não sabia da existência desse HC, creditando-o como iniciativa de seu advogado, Ricardo Monteiro.

Comente esta notícia