ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
Única mulher eleita para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso neste pleito, Janaína Riva (PSD) teve a segunda maior votação, com mais de 48 mil votos (3,25%) conquistados neste domingo (5).
A jovem de 25 anos ocupa seu primeiro cargo eletivo. Ela é filha do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), que teve o registro de candidato a governador indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, mas que foi eleito em 2010 com a maior votação registrada naquele ano. 93.594 mil votos.
Janaína é esposa do vereador cassado João Emanuel (PSD), que também liderou o pleito em 2012, com 5.824 mil votos, e filha de Janete Riva (PSD), que substituiu o marido na disputa e ficou na terceira colocação, com 9,92% dos votos válidos.
A social-democrata é formada em Direito e é mãe de duas crianças (1 e 6 anos). Natural de Juara (634 Km de Cuiabá), ela declarou ao TSE patrimônio de R$ 1.672.357,9 milhão.
Assume a Assembleia em 1 de janeiro de 2015 e será oposição ao governador eleito Pedro Taques (PDT), não só pelas posições políticas dos partidos, mas também pela longa trajetória de batalhas jurídicas e ideológicas travadas entre Taques e sua família.
Riva e Taques são inimigos políticos desde o início dos anos 2000. Riva afirma que muitas empresas fecharam e dezenas de famílias foram prejudicadas por causa de operações policiais desencadeadas a partir de ações de Taques enquanto membro do Ministério Público Federal – foi procurador da República até 2010, quando saiu para ser candidato e se eleger senador.
Jose cuiabano 06/10/2014
Tem que ser uma oposição inteligente, não siga o exemplo de seu marido e de seus pais que foram oposição burra. O povo de MT esta de olho e se achar que porque tem riva no nome, esta enganada. Boa sorte!!!!!!!!!!
1 comentários