RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
Mesmo depois de aprovada pela Assembleia Legislativa, a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) ainda tem causado muita polêmica no parlamento. A deputada estadual Janaina Riva (PSD) usou a tribuna durante a sessão plenária, na noite desta terça-feira (18), para 'disparar' contra o líder do governo do Estado no Legislativo, deputado Wilson Santos (PSDB). A parlamentar acusa o tucano de aproveitar sua ausência, devido à morte de seu avô, para alterar a redação de emendas de sua autoria.
“Ele não tem o direito de julgar o meu mandato dentro desta casa. As minhas emendas foram covardemente alteradas e eu vou procurar a Justiça para provar isso”, disparou a deputada.
Nervosa com a atitude do colega, Janaína promete ir à Justiça para garantir a íntegra de suas emendas. “Ele não tem o direito de julgar o meu mandato dentro desta casa. As minhas emendas foram covardemente alteradas e eu vou procurar a Justiça para provar isso”, disparou a deputada.
Opositora ‘ferrenha’ ao governador Pedro Taques, a social democrata foi ainda mais além em suas palavras demonstrando desdém pelo colega parlamentar. “Agora terei mais respeito pelo governador do que por vossa excelência. Nem ele é tão desrespeitoso com os seus colegas como o senhor é. Me respeite, eu sou deputada”, desabafou Janaina.
“Agora terei mais respeito pelo governador do que por vossa excelência. Nem ele é tão desrespeitoso com os seus colegas como o senhor é. Me respeite, eu sou deputada”
No contraponto, Wilson disse que foram acatadas 66 das 150 emendas apresentadas. E para colocar mais ‘fogo’ na situação que já estava ‘fervendo’ acusou a deputada de ser ausente e faltar aos debates sobre a LDO, além de apresentar emendas extemporâneas.
A briga acontece um mês após os parlamentares se reunirem para apresentarem, juntos, antigos projetos elaborados pelo o ex-deputado estadual José Riva (PSD) - pai de Janaina. À época, a social democrata elogiou o tucano pela atitude.
LDO
A polêmica na votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o próximo ano, que estima receita superior a R$ 16 bilhões, foi grande e com vários pedidos de vista dos deputados Emanuel Pinheiro (PR), Zeca Viana (PDT) e da própria Janaína, o que atrasou a votação que só aconteceu depois do recesso de julho. A peça que teve ganho de R$ 2,4 bilhões, se comparada com a de 2014, é usada como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016.
VEJA O VÍDEO: