facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

02 de Novembro de 2011, 10h:32 - A | A

POLÍTICA / COMPANHEIROS

Irmã de Lula é pré candidata a vereadora em Cuiabá

Ledinalva deixa PT, que tem como presidente de honra o irmão Lula

GAZETA



A funcionária pública Ledinalva da Silva Santos, única irmã do ex-presidente Lula que reside em Cuiabá, trocou o PT pelo PTB é já é uma das pré-candidatas do partido a vereadora em Cuiabá. Essa será a primeira vez que ela entra numa disputa eleitoral. De acordo com o presidente do PTB na Capital e secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, Ledinalva filiou-se à legenda no dia 5, ou seja, 2 dias antes de vencer o prazo permitido aos pré-candidatos interessados em disputar algum cargo na eleição do ano que vem.

 

“Nós teremos chapa pura para vereador em 2012. Serão 26 candidatos e 11 candidatas. Até o momento, temos 15 mulheres dispostas a participar da disputa. A Ledinalva é uma delas”, afirma

 

Dilemário. Ledinalva foi filiada ao PT por quase 7 anos, mas nunca teve uma militância atuante. Prefere militar no movimento evangélico e trabalhar no comércio que a família tem no bairro Jardim Itapuã. Para capacitar todos os pré-candidatos da agremiação, os petebistas devem nos próximos dias realizar cursos de formação política e oratória visando o início da campanha eleitoral.

 

A irmã do ex-presidente também já virou notícia ao deixar de apoiar candidatos indicados pelos petistas da Capital para defender a candidatura do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). Na eleição municipal de 2008, ela também apoiou o tucano na disputa pela prefeitura de Cuiabá, enquanto o PT subiu no palanque do empresário Mauro Mendes, então PR, mas que atualmente é pré-candidato à prefeitura ou ao governo pelo PSB. No ano passado, preferiu Wilson na disputa ao governo.

 

Ledinalva já trabalhou no gabinete do prefeito de Cuiabá e é atualmente assessora na Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, cargo de indicação política. Ela chegou ao município por indicação do ex-prefeito Wilson Santos, que milita no mesmo grupo político do prefeito Chico Galindo (PTB). Ela é a única irmã de Lula que reside em Cuiabá, mas mantém mais contato com outros parentes. Diz que até hoje não recorreu à ajuda financeira do irmão como era de se esperar para muitas pessoas. Ao todo, Lula tem 10 irmãos espalhados em vários estados. Um já falecido (Cícero Inácio da Silva) ele não conheceu.

 

Familiocracia – Ledinalva não é a única pré-candidata que tenta pegar carona na fama de parentes.  Leonardo Oliveira (PTB), sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira e da ex-deputada federal Thelma de Oliveira, também sonha em se efetivar como vereador.

 

A “familiocracia” pode ser verificada também em outras cidades de Mato Grosso. O deputado federal Júlio Campos (DEM) voltou a admitir nessa terça-feira (01) que o filho, Júlio Neto, é pré-candidato dos democratas à prefeitura de Várzea Grande. A legenda tem outra opção para o pleito, mas também dentro da família Campos. Trata-se da esposa do senador Jaime, Lucimar Campos.

Comente esta notícia