facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Dezembro de 2024
05 de Dezembro de 2024

03 de Outubro de 2013, 19h:46 - A | A

POLÍTICA / PARTIDO DE PEDRO HENRY

Eraí Maggi se filia ao PP e tenta se viabilizar na disputa pelo Paiaguás

Empresário escolheu a sigla em função de liberdade de trabalhar o seu projeto

ANA ADÉLIA JÁCOMO - DA EDITORIA



O Partido Progressista (PP), capitaneado pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca recebeu, nesta quinta-feira (3), em suas fileiras o empresário Eraí Maggi. Primo do senador Blairo Maggi (PR), ele é considerado o "rei da soja" e responde pelo Grupo Bom Futuro, gigante do agronegócio. Sua filiação deve levar uma oxigenação à sigla. Ocorre que o PP tenta se reerguer de um momento crítico de sua história. O grupo tinha como líder o deputado estadual José Riva, que acabou pedindo desfiliação para comandar o PSD no Estado. Eraí teve apoio de Blairo para ingressar na sigla.

A situação do partido ficou ainda mais crítica desde então. Antes com uma bancada forte na Assembleia Legislativa, composta por Azambuja, Ezequiel, José Riva, Walter Rabello e Airton Português, em 2011 a legenda precisou suportar a debanda da maioria dos filiados, que acompanharam o cacique na criação do novo partido.

O PP passou então a ser presidido pelo deputado federal Pedro Henry, que mais tarde veio a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação no escândalo do Mensalão.Vale lembrar que o ex-presidente municipal da agremiação, Deucimar Silva, também foi acusado de corrupção. O progressista foi alvo de uma CPI na Câmara por suposto desvio de R$ 1,1 milhão na reforma do prédio, em 2009, quando ele respondia pela presidência da Casa.

Com a pouca representatividade e com seus dirigentes envolvidos em escândalos de corrupção, resta ao PP se concentrar na eleição dos deputados e apostar na candidatura de Eraí, que pode não se eleger, já que deve enfrentar o senador Pedro Taques (PDT), mas pode trazer boas coligações ao grupo.

A única pasta do staff de Silval que está sob o comando do grupo progressista é a Saúde, que há tempos está conturbada. Foi Pedro Henry quem entregou às Organizações Sociais de Saúde (OSS) o comando dos principais hospitais do Estado, enquanto esteve à frente da pasta. Desde a adoção do novo modelo de gestão, há denúncias tanto de má gestão quanto de pagamentos exorbitantes às OSS.

Eraí tem como objetivo conquistar o Governo do Estado, e terá como principal missão se desvencilhar dos escândalos e dos desgastes do PP, que podem se acumular sob sua imagem.

 

 

 

Comente esta notícia

Ana mara 03/10/2013

Péssima escolha, vai plantar soja e a melho saída.

positivo
0
negativo
0

1 comentários