MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Os feriados da sexta-feira santa, neste dia 18 e de Tiradentes, na próxima segunda-feira (21), vão render quase uma semana de trabalhos parados na Assembleia Legislativa.Nesta quarta-feira (16), o presidente da Casa , deputado Romoaldo Júnior (PMDB), adiantou a sessão ordinária que seria realizada nesta quinta-feira (17) e encerrou os trabalhos do Parlamento com duas sessões vespertinas, com a preseça de 17 dos 24 parlamentares. Os deputados voltam ao trabalho apenas na próxima terça-feira (22).
Além dos ‘feriadões’, como do Carnaval e da Páscoa, o ano de 2014 conta com outros adventos que o tornam extremante atípico como a realização da Copa do Mundo, no mês de junho, que pode ter decretado ponto facultativo nos dias de jogos e principalmente a realização das eleições, no mês de outubro, para as quais muitos deputados candidatos à reeleição já começaram a trabalhar em suas ‘bases’, no interior do Estado.
Preocupado com a frequência dos parlamentares, que já começaram a faltar, o presidente da Casa, anunciou que estuda alterar o cronograma de sessões ordinárias.
“Pretendo a partir de maio, transferir a sessão de quinta-feira para quarta-feira, dando tempo para os senhores deputados estarem na base. Acho que o compromisso de cada um é com a sociedade. Acho que cada um, mesmo estando disputando a eleição, tem que ter o compromisso com a sociedade que o elegeu na eleição anterior. Eu espero que eles pensem assim e conduzam os trabalhos dessa Casa dessa maneira”, frisou Romoaldo.
Os ‘prejuízos’ desse ano atípico já começaram a aparecer em Plenário, nesta quarta-feira, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), autor da proposta de reestruturação do MT Saúde usou a tribuna para esbravejar sobre a demora para a aprovação da pauta, já que a mesma foi apresentada no início do ano.
O presidente da Casa, alega que o assunto é delicado e por isso precisa ter a discussão ampliada, mas garante que a proposta deve ser votada logo.
“O MT Saúde já foi votado em primeira votação, agora estou aguardando o parecer da Comissão e chegando em plenário vou colocar para votação automática”, pontuou.