facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

26 de Maio de 2015, 17h:30 - A | A

POLÍTICA / CPI das OSS

Deputados 'poupam' Pedro Henry e convocam servidoras da Saúde

Depoimento de Henry só ocorrerá depois da "compreensão" dos deputados quanto aos fatos envolvendo as Organizações Sociais.

PAULO COELHO
Da Reportagem



Os membros da CPI das OSS (Organizações Sociais de Saúde)  da Assembleia Legislativa livraram o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry de depor na CPI, nesse início dos trabalhos da Comissão.

Henry foi o idealizador e executor da instalação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) em Mato Grosso, ainda do governo de Silval Barbosa (PMDB).

Henry, que cumpre prisão, em regime aberto, Cuiabá por ter sido condenado  pela Justiça no escândalo do Mensalão, foi o idealizador e executor da instalação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) em Mato Grosso, ainda do governo de Silval Barbosa (PMDB).

O Sistema é considerado ineficaz na resolução da demanda gerada no estado.

Porém duas servidoras ligadas à época (211)  à Secretaria de Estado de Saúde(SES), Cleides Duarte Martins de Souza, advogada responsável  pelo edital de implantação do sistema no Estado e Eterna Marisa Montavão, da equipe de avaliação da SES, devem depor no dia 02 de junho, às 10 horas.

O deputado Emanuel Pinheiro (PR), membro da CPI,  propôs que Henry fosse o primeiro a depor, mas o parlamentar foi voto vencido na audiência ordinária  ocorrida na manhã desta terça-feira(26).

O argumento do relator geral da CPI, José Domingos Fraga, contra-argumentou  dizendo que seria mais interessante para os trabalhos que “as gestoras” teriam de ser ouvidas  antes de Henry, para que, quando o ex-secretário for convocado ele possa ser mais explorado pelos membros da CPI, que teriam assim, maior embasamento.

Fraga, contra-argumentou dizendo que seria mais interessante para os trabalhos que “as gestoras” teriam de ser ouvidas antes de Henry, para que, quando o ex-secretário for convocado ele possa ser mais explorado

Na reunião desta terça, foram definidas as sub-relatorias  que trabalharão durante toda a CPI.

Os hospitais regionais de Mato Grosso que estão sob intervenção do Estado, serão avaliados, in  loco, primeiramente.

O deputado  José Domingos (PSD) ficará com as sub-relatorias do Hospital Regional de Sorriso e de repasses financeiros do Estado;  Emanuel Pinheiro sub-relatará os hospitais Metropolitano de Várzea Grande e São Camilo, de Rondonópolis; Pedro Satélite(PSD)  ficou as sub-relatorias dos hospitais regionais de Sinop, Alta Floresta e Colíder; já o deputado Saturnino Masson (PSDB), trabalhará na sub-relatoria do Hospital Regional de Cáceres.

CPI DAS Obras da Copa

A CPI das Obras da Copa promoveu a retificação e aditamento do objeto e investigação, aprovado em sessão plenária e publicado no Diário Oficial. Na reunião da comissão, foi apresentado o Sumário aos demais membros e à imprensa.

O presidente da Assembleia, Guilherme Maluf apoiou a decisão da comissão e lembrou a importância de investigar todas as 56 obras para a Copa do Mundo.

“Hoje a CPI mostrou o sumário com a estrutura de investigação, e vim à reunião para entender como está sendo feita a investigação, assim como vou fazer com as demais CPI´s, acompanhando os trabalhos”, disse o presidente que começou pela CPI das Obras da Copa, seu acompanhamento  in loco dos trabalhos das comissões de Inquérito da Casa.

Além da “Copa”, e  das OSS, a Assembleia ainda tem em andamento a CPI dos Incentivos Fiscais, totalizando o limite máximo permitido de CPIs  abertas no Parlamento.

Comente esta notícia