facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

04 de Fevereiro de 2014, 11h:34 - A | A

POLÍTICA / ABERTURA DOS TRABALHOS

Câmara volta sem notificar João Emanuel e com acusação de calote

Júlio Pinheiro afirmou que vai pagar exonerados, mas em até cinco parcelas; notificação ficou para quinta (6).

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Os vereadores de Cuiabá retornaram ao trabalho nesta terça-feira (4), sem que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa notificasse o ex-presidente João Emanuel (PSD), como foi ‘prometido’ pelo presidente da Comissão, vereador Toninho de Souza (PSD).

Sem a presença do prefeito Mauro Mendes (PSB), o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB) abriu o ano legislativo, esclarecendo que a notificação do vereador investigado por fraude à licitação da Casa, será feita na primeira sessão ordinária, na manhã da próxima quinta-feira (6). Pinheiro pediu aos pares que trabalhem pela agenda positiva da Casa, deixando o assunto para a Comissão de Ética e ressaltou que o ano será de dificuldades.

“Este será um ano extremamente difícil, pelo déficit grande que temos. ”, declarou.

Entre as dificuldades de Pinheiro, o não pagamento da rescisão dos servidores exonerados em dezembro de 2013, gerou recentemente duras críticas ao presidente da Casa, que afirma que não está ‘dando o calote’.

“Vamos pagar todos os servidores. Quando há essa cobrança, eu me sinto confortável porque as pessoas acreditam que vão receber. Acreditam na nossa palavra e eu irei pagar todas as verbas rescisórias, mas divididas em três a cinco parcelas. É o que a Câmara pode fazer nesse momento”, ressaltou.

Quanto à sua tática para superar o déficit herdado da gestão de João Emanuel, Pinheiro promete ‘cortar na carne’.

“Com ‘enxugamento’ de pessoal. A casa estava inchada e vamos economizar tudo aquilo que for possível. Pegamos um déficit de mais de R$ 8 milhões e o nosso orçamento de 2014 já é menor que o de 2013, por causa do déficit, mas gosto de desafios e com certeza até o mês de junho esse déficit estará zerado”, promete.

Representando o prefeito Mauro Mendes, que estaria participando de uma reunião nacional do PSB, em Brasília, o secretário de Governo, Fábio Garcia, apresentou a mensagem do Executivo Municipal agradecendo a parceria dos vereadores, que em 2013 aprovaram mais de 85% dos projetos encaminhados.

Entre os projetos de maior relevância, Garcia citou a aprovação do financiamento de R$ 150 milhões para que a Prefeitura investisse em asfalto, a criação do Fundo de Pavimentação e a da Agência de Regulação de Saúde Municipal.

Aos pares da Casa, Garcia voltou a pedir a harmonia entre os poderes.

“Precisamos preservar o respeito e a harmonia. Peço a colaboração das ações de 2014 da Prefeitura junto à Câmara”, pontuou.

Do Executivo Municipal também participaram da abertura dos trabalhos da Câmara, os secretários de Comunicação Kléber Lima, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Lamartine Godoy Neto.

TV REPÓRTER

Júlio Pinheiro (PTB) fala com a imprensa sobre a crise financeira e sobre a situação de João Emanuel (PSD)

Comente esta notícia