facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

27 de Fevereiro de 2014, 16h:49 - A | A

POLÍTICA / BRECHA PARA \'TAMPÃO\'

Aprovado projeto que permite a reeleição de Júlio Pinheiro para presidente

A resolução de autoria do vereador Adevair Cabral (PDT), que autoriza a reeleição da mesa diretora em caso de “mandato tampão”, como é o de Pinheiro, foi aprovada por 20 votos favoráveis e apenas três contrários.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Um projeto aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (27) na Câmara de Cuiabá, autoriza o atual presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), seja reeleito. O projeto passa por cima do regimento interno, que veta esse tipo de artimanha.

A resolução de autoria do vereador Adevair Cabral (PDT), que autoriza a reeleição da mesa diretora em caso de “mandato tampão”, como é o de Pinheiro, foi aprovada por 20 votos favoráveis e apenas três contrários. Apenas dois vereadores estavam ausentes. Os parlamentares que votaram contra são os representantes do PSB, o vice-presidente Onofre Júnior, Faissal Calil e Adilson da Levante.

O projeto não altera o Regimento Interno da Casa, que está sendo reavaliado por uma Comissão parlamentar, mas aproveita de uma ‘brecha’ das normas. O fato é que a proposta beneficia diretamente ao atual presidente Júlio Pinheiro, que substituiu o ex-presidente João Emanuel (PSD), quando o mesmo renunciou ao cargo. Agora Pinheiro poderá montar uma chapa e concorrer, já no mês de agosto, novamente ao cargo que pode ser ocupado por ele pela terceira vez.

Por sua vez o autor da proposta, vereador Adevair Cabral alega que não se trata de uma manobra para acelerar o processo de uma norma que estaria ultrapassada.

“É para minimizar essa situação, porque nossa eleição já vai ser agora em agosto e aí pra não vetar ninguém, para deixar todo mundo apto à candidatura, nós fizemos esse projeto de Resolução. Existe uma comissão para estudar o Regimento Interno só que vocês sabem, vai estudando, vai estudando e vai passando e como a eleição é agora a gente já sobressaiu sobre esse tema”, defendeu.

Mesmo sendo aprovada pela maioria dos parlamentares, a Resolução voltou a levantar os debates a respeito da eleição da mesa diretora. O principal opositor à proposta foi o vice-presidente Onofre Júnior, que além de ter 'perdido' a cadeira da presidência para Pinheiro, hoje é relator da Comissão que estuda o que deve ser mudado no Regimento da Casa. Onofre alega que a apresentação da proposta 'passou por cima' da Comissão responsável.



Comente esta notícia

Roger 28/02/2014

e o Pocotó sacrificado pelo Ca$uísmo de alguns e isso?

positivo
0
negativo
0

jorge filho 28/02/2014

No final de 2013 o Vereador Julio Pinheiro disse que faria uma mudança no RI para ter o direito de reelição, só que, esperto que é, usou o boca aberta Advair Cabral para apresentar o nebuloso projeto. O sentimento da população é que tem apenas 3 (tres) vereadores na Câmara (Levante, Faissal e Onofre), o resto é puxadinho do Júlio, ou melhor, mensalinho do Júlio.

positivo
0
negativo
0

2 comentários