facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Novembro de 2025
12 de Novembro de 2025

12 de Novembro de 2025, 14h:35 - A | A

POLÍCIA / APÓS MEGAOPERAÇÃO

Sete chefes do tráfico do Comando Vermelho no RJ são transferidos para presídios federais

Após megaoperação contra a facção, governo do estado pediu transferência de 10, mas a Vara de Execuções Penal viu pendências em 3 casos.

Rafael Nascimento
G1 Rio



Sete chefes do tráfico do Comando Vermelho começaram a ser transferidos para presídios federais nesta quarta-feira (12). Os criminosos estavam em Bangu 1, no Complexo de Gericinó, e foram levados sob forte escolta do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) para o Galeão, na Ilha do Governador, de onde embarcariam para unidades de segurança máxima distribuídas pelo país.

Ao menos 40 policiais do GIT foram mobilizados para a escolta dos traficantes até a pista. A guarda passaria, então, a agentes da Polícia Federal. Ao todo, os 7 têm penas que somam quase 500 de prisão.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os presos transferidos são:

- Roberto de Souza Brito, o Irmão Metralha - atua no Complexo do Alemão;
- Arnaldo da Silva Dias, o Naldinho - Atua em Resende e é o administrador da "caixinha" do CV;
- Alexander de Jesus Carlos, o Choque ou Coroa - Traficante do Complexo do Alemão;
- Marco Antônio Pereira Firmino, o My Thor - Do Morro Santo Amaro e integra a comissão da facção;
- Fabrício de Melo de Jesus, o Bicinho - de Volta Redonda e integra a comissão da facção.
- Carlos Vinícius Lírio da Silva, o Cabeça - da comunidade do Sabão, em Niterói.
- Eliezer Miranda Joaquim, o Criam - Chefe na Baixada Fluminense.

Os presos formaram uma fila na pista do aeroporto e embarcaram um a um na aeronave rumo ao presídio federal de Catanduvas, no Paraná. De lá, eles serão levados para os presídios federais de Mossoró, Brasília, Campo Grande e Porto Velho. A data da nova transferência ainda não foi divulgada.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, com a operação desta quarta, o Rio de Janeiro passa a ser o estado com o maior número de presos sob custódia federal, totalizando 66 custodiados de alta periculosidade. Somente em 2025, 19 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal (SPF).

A operação foi autorizada pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em resposta aos ataques registrados no Grande Rio após a megaoperação nos Complexos do Alemão e Penha. Leia mais em G1.

Comente esta notícia