facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Julho de 2025
25 de Julho de 2025

24 de Julho de 2025, 12h:20 - A | A

POLÍCIA / VEJA FOTOS

Polícia Militar fecha 2º garimpo ilegal na semana e apreende equipamentos

As equipes chegaram até a propriedade, localizada em Terra Nova do Norte, após levantamento de informações e georreferenciamento de atividades de extração.

DO REPÓRTERMT



Um garimpo ilegal foi fechado, nessa quarta-feira (23), na zona rural do município de Terra Nova do Norte (a 631 km de Cuiabá), por policiais militares dos Batalhões de Proteção Ambiental (BPMPA) e das Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam).

Este é o segundo só nesta semana. O primeiro foi na terça-feira (22), no município de Novo Mundo (a 790 km de Cuiabá).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na ação dessa quarta, foram apreendidos um trator, quatro motobombas e um tanque de combustível.

Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, os policiais realizavam fiscalização em uma área suspeita de extração mineral irregular na região. As equipes chegaram até a propriedade após levantamento de informações e georreferenciamento, com o objetivo de verificar se a atividade de mineração possuía a devida autorização ambiental.

No local, as equipes constataram a exploração mineral sem as licenças necessárias, caracterizando infração ao artigo 60 da Lei nº 9.605/98 e ao artigo 66 do Decreto Federal nº 6.514/08, que dispõem sobre atividades potencialmente poluidoras desenvolvidas sem autorização.

Na área, foram encontrados equipamentos utilizados na extração de minérios, como motobombas, planta de dragagem, combustível e um trator de esteira. Os militares identificaram que a área possuía Cadastro Ambiental Rural, mas não havia documentação que autorizasse a atividade de mineração. Nenhum suspeito foi encontrado no local.

Já no garimpo fechado na terça, foram apreendidos motobombas, equipamento de dragagem e combustível. Todo o material apreendido foi inutilizado devido à impossibilidade de remoção do local. A propriedade não possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também nesta ação, ninguém foi preso.

Álbum de fotos

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Comente esta notícia