MAYARA MICHELS
Após ser exonerado do comando geral da Polícia Militar do Estado, o coronel Osmar Lino Farias disse nesta quinta-feira (10) que irá aposentar-se da corporação e voltar a dar aulas de direito penal.
Ao RepórterMT, o coronel revelou que foi surpreendido com o comunicado da exoneração feita pelo governador Silval Barbosa. “Há 2 anos e 10 meses estou neste posto e também sempre troquei os comandantes da instituição. Fui convidado para uma reunião e quando cheguei lá era a minha exoneração, mas entendo que essas mudanças são necessárias”, disse ele.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O coronel afirmou que o próprio governador disse ter ficado magoado com a necessidade de mudança na polícia. Segundo ele, os trabalhos desenvolvidos foram muito satisfatórios. “O governador me disse: Eu não tenho nada para reclamar do seu trabalho. Além de competente, você não se envolveu em nenhum escândalo”, garantiu.
LEGADO
Farias disse ainda que durante o tempo em que esteve no comando, conseguiu organizar e evitar dezenas de atos de corrupção dentro da corporação. “Mais de 104 militares foram expulsos da polícia por envolvimento com o crime. Não tenho do que reclamar da minha equipe. Foi muito bom, estou saindo do comando satisfeito”.
O coronel PM Osmar Lino Farias já esteve à frente do Comando Regional I; Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar; Comandante do 1º Batalhão de Policia Militar, entre outros cargos como de chefia de sessão, instrutor e assessor.
Sem data defina para a publicação da exoneração no diário Oficial, Farias continua como comandante em MT. A expectativa é de que seja publicado ainda neste mês.
NOVO COMANDANTE
O coronel Nerci Adriano Denardi, responsável pelo regional norte, em Sinop, é que deverá substituir Farias. Denardi está há 20 anos na Polícia Militar e comanda há 4 anos a região norte do Estado.
Denardi trabalha em Sorriso desde 2003, onde chegou com a patente de major e foi promovido a tenente-coronel. A frente do comando regional norte, ele é o responsável por cinco Comandos de Área – de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Peixoto de Azevedo e Juara. Além de mais de trinta cidades estão jurisdicionadas ao CR3.
Denardi terá como missão dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos e melhorar a estrutura operacional e administrativa da polícia.