DA REDAÇÃO
Os governos federal e estadual assinam na próxima segunda-feira (05), em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), o decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F). Estarão presentes os ministros da Justiça e Defesa, respectivamente, José Eduardo Cardozo e Celso Amorim. Além de autoridades ligadas à segurança pública.
A instalação do Gabinete está prevista dentro da proposta do Plano Estratégico de Fronteira, lançado este ano pelo governo federal. O objetivo do Plano é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada das instituições dos Ministérios da Justiça e da Defesa, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, no fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos praticados na faixa de fronteira brasileira.
O GGI-F vai reunir prefeitos e secretários executivos dos Gabinetes de Gestão Integrada dos municípios de fronteira, além de integrantes de várias entidades do âmbito estadual e federal, como Marinha e Aeronáutica, e forças da segurança que já atuam permanentemente na faixa de fronteira, como o Gefron e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na resolução de problemas ligados à fronteira e no combate ao tráfico de entorpecente.
Também irão participar da solenidade chefes das Forças Armadas e das unidades de Segurança Pública de Mato Grosso, poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público Federal e Estadual, entre outras autoridades. O evento está previsto para iniciar às 17h30 no 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres (2º BFron).
Conforme reportagem do RepórterMT desta semana foi constatado que atualmente circulam em território boliviano cerca de 2,7 milhões de veículos roubados no Brasil. Os dados foram repassados pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). A estimativa é de que pelo menos 50 mil, desses veículos, sejam de Mato Grosso. O total representa mais que o dobro da frota mato-grossense, que é de 1.312.511 veículos, segundo estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).